ROCHA, LUGAR DE CONSTRUIR
A vida tem suas tempestades. Momentos difíceis vão e vêm. Não é só de calmaria que é feita a vida. Dizem os marinheiros que se conhece a qualidade do barco quando se enfrenta a tempestade.
Nosso Senhor Jesus nos dá lições para a vida. Suas palavras não são vãs. São palavras para que, em nossa realidade diária, possamos encarar tudo o que passamos de maneira que sejamos aprovados e sobrevivamos aos maremotos. Quando o Senhor ensina, Ele o faz vivendo com Seus alunos a realidade dos fatos. Ele está conosco a nos ensinar. Vejamos primeiramente a lição em si.
Ao comparar Seus ensinamentos com uma rocha a ser alicerce, Ele o faz comparando com outras formas de segurança que nos são oferecidas. Jesus é a Verdade. Uma rocha firme em que podemos nos sustentar. Verdade que não nos fará resvalar diante de um mundo caído sem justiça e balizamento ético algum. O mundo promete seguranças passageiras, efêmeras e que, na verdade, nos farão afundar enquanto pensamos que estamos a salvo. É assim quando nos ancoramos em falsos ensinos, falsos mestres e falsas promessas. É assim quando alicerçamos nossa vida em status, dinheiro ou pessoas.
Jesus é a verdade que nos deixa seguros, sabendo que nenhum mal poderá vencê-Lo nem nos afundar. Nele podemos nos ancorar, nos apoiar. Jesus, nosso Senhor, é a rocha de salvação. Para tanto, temos de fazer isto: buscar apoio n’Ele. Para tanto, não nos enganemos! Só há uma maneira confiável de se fazer isso: Vivendo!
Ensinamos isso às crianças, sabia? Sabe cantar esta música?:
“Não, não construa Sua casa na areia
Não, não construa
Na beira do mar
Mesmo que pareça chique
É impossível que ela fique
A tempestade a vai derrubar
A rocha é o lugar de construir
Um alicerce forte que não vai cair
As tempestades vão e vêm
Mas a paz de Cristo tu tens.”
Estar alicerçado na rocha é viver e praticar o Evangelho. O que pratica, logo crê. Sabe que está entregando e vivendo a vida na verdade. Praticar Sua Palavra é viver após ela. Se Jesus disse sim, é sim. Se Jesus disse não, é não.
Pecado não deixa de ser pecado porque o mundo quis mudar as verdades de Deus. O mundo passa e a palavra de vida e segurança em Jesus se mantém. Fora isso, aquele que vive uma vida negligente quanto à Palavra pode até achar que está em Cristo, mas estará edificando sobre a areia.
Imagina então, sua casa, com as vigas e paredes alicerçadas e apoiadas em um chão que não suporta o peso. O que acontecerá quando vier as tempestades e ventos? Agora, imagine sua vida. O que acontecerá se sua vida for alicerçada em alguma outra palavra e vivida de forma que não foi a que Cristo a chamou para viver? E se você seguir seu caminho de vida de forma negligente, corrompendo os ensinamentos e pecando contra Deus? O que acontecerá se, mesmo se dizendo Cristão, você viver uma vida de forma contrária aos ensinamentos de Cristo?
Construir sobre a areia é viver de forma que não agrada a Deus. É viver de forma que se alicerça em mentiras e coisas que não têm valor nem podem gerar vida. Construir na areia é se alicerçar em morte. Até se constrói, até tem parede, até tem casa. Mas não tem base. Você irá sucumbir, afundar, tombar. Tudo isso porque os ensinos de Cristo são vida, são fortaleza, são palavras de segurança e cuidado para Seus filhos, alunos e discípulos.
Construa sua casa na rocha. Suba suas paredes, apoie sua vida no Cristo vivo. De outra sorte, vivendo sem esses ensinos, você, facilmente, irá sucumbir quando vierem as chuvas que nos ocorrem, os rios caudalosos que tentam contra nós e os ventos que vêm de onde a gente nem sabe.
Me perdoe a franqueza. Até criança sabe. Não construa sua casa na areia. A rocha é o lugar de construir.
Pr. Bruno Barroso
Pastor Auxiliar