VOCÊ VÊ A MÃO DE DEUS EM TUDO?
“Um dos maiores obstáculos a uma experiência inabalável na vida cristã é a dificuldade de ver Deus em tudo. Alguns dizem: ‘Eu aceito tudo que vem de Deus, mas não aceito o que vem dos homens, e a maior parte das minhas provações e sofrimentos me vêm por instrumentalidade humana’”.
Ora, quase tudo na vida nos vem por instrumentalidade humana, e a maioria das nossas provações são o resultado de fracassos, da ignorância, da negligência ou do pecado de alguém.
Em face disso, é mister que vejamos a mão e o plano de Deus em tudo, não importando que são ou que tenham sido de aparentes agentes. Todas as “causas secundárias”, devemos lembrar, estão sob o controle do Pai, visto que nem mesmo um pardal cai sem o Seu consentimento.
Nada pode nos tocar ou atingir sem que seja do Seu conhecimento e da Sua permissão. É provável que o pecado de alguém origine a ação e, portanto, não se pode dizer que a coisa em si mesma seja a vontade de Deus, mas logo que ela nos alcança, torna-se a vontade de Deus para nós e deve ser aceita como vindo diretamente de Suas mãos.
Nenhuma outra coisa, senão essa visão de Deus em tudo, nos fará ternos e pacientes diante daqueles que nos afligem e perturbam. Estes são apenas instrumentos para a realização dos Seus ternos e sábios propósitos.
Apenas a consciência de que tudo que nos ocorre faz parte do plano de Deus para nossas vidas põe termo total a todos os pensamentos murmurantes e rebeldes.
As causas secundárias, pessoas e circunstâncias, são frequentemente o vidro que contém nosso remédio, mas é a mão amorosa do nosso Pai que tira o remédio e nos obriga a tomá-lo, assim como a mãe toma o vidro que contém o remédio e o dá ao seu filho querido, ainda que o remédio tenha gosto ruim. Ela o dá porque o ama e sabe que é bom para sua saúde.
Lembrem-se sempre, amados do Senhor, as pessoas e as circunstâncias contêm o remédio que nos é prescrito e dado pelo Grande Médico de nossas almas, que, por meio dele, está procurando curar nossas enfermidades espirituais.
Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular