O DEUS SOBERANO E FIEL – DANIEL 4
O rei Nabucodonosor era o imperador da grande Babilônia, um rei de reis cujo império era riquíssimo em poder e riquezas. Seu domínio territorial era o maior que o mundo presenciara. Seus feitos eram notáveis: construiu os famosos Jardins Suspensos, uma das sete maravilhas do mundo antigo, apenas para agradar sua esposa. Um homem idólatra, adorador de deuses e de si mesmo. Erigiu sua própria estátua para ser adorada como a imagem de um deus. Destruiu Jerusalém, saqueou o templo e suas relíquias. Soberbo e egocêntrico, exigia não somente subordinação plena, mas também adoração. Homem sanguinário, ordenava a morte de quem desejava e de quem não o adorasse.
Já imaginou o que seria viver sob o domínio de um homem como esse? Instável, impulsivo, orgulhoso, autor da destruição de sua família, de seu país, de sua igreja, viver longe de sua terra e de suas melhores lembranças? Daniel conviveu exatamente com todos esses sentimentos e situações.
Você já se sentiu preso a uma relação como essa? Quantos já sofreram com relacionamentos destrutivos, cheio de abusos e traições, ou cresceram em uma família destruída pelo álcool e pelas drogas. Tantos foram vítimas de violências, de perseguições injustas e difamações. Trabalharam em locais onde reinava a corrupção e a deslealdade…
A vida de Daniel e a nossa vida foram planejadas por Deus. Você não é um acidente, é um plano. A soberania de Deus inclui o lugar onde você nasceu, sua família, seus relacionamentos e o tempo de todos os fatos que lhe sobrevieram.
Tome nota de algumas lições para você:
1. Não se esqueça, Deus é soberano e fiel!
Ninguém tem poder, conhecimento e sabedoria como Deus. Seus decretos são determinados e realizados por Ele. Nada pode mudar um curso sequer dos Seus planos ou impedir Seus perfeitos propósitos. Seu domínio não tem fim, Ele é eterno, está sobre todas as coisas assim como sobre a terra e toda a sua criação. Ele controla todas as coisas, não é pego de surpresa, absolutamente o oposto, Ele nos surpreende!
O “grande” imperador foi humilhado. Todo seu poder e riquezas já não serviam para nada em seu estado de loucura. Deus revelou a ele que Seu domínio é eterno também sobre o reino dos homens e Ele o dá a quem quer. Nabucodonosor reconheceu a soberania de Deus, se prostrou em arrependimento e sua última declaração é um louvor: “… louvo, exalto e glorifico ao Rei do Céu, porque todas as suas obras são verdadeiras e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba” (Dn 4.37).
- Deus não se esqueceu de você!
Em tempos de dor e de dificuldade, é comum reclamações e descontentamentos porque estamos condicionados a olhar a situação em que vivemos como se a única maneira de sermos úteis, felizes e de ter uma vida que faça sentido precisasse ser diferente em tudo.
Não caminhe assim. Nossa felicidade não está relacionada à mudança de onde Deus nos colocou. Pelo contrário, nossa felicidade está em viver uma vida contente em Deus. Daniel confiava em Deus e trouxe para o seu contexto a sua fé. Seu conhecimento acerca de quem Deus é o fez caminhar confiante em meio às adversidades, fazendo o seu Deus conhecido ao rei. Por isso, “celebre uma festa para Deus no seu deserto”.
- Floresça onde você está!
Encare seus desafios e relacionamentos como oportunidades para abençoar vidas e frutificar o amor que Deus lhe compartilhou. Não se acanhe com o lugar que você se encontra, “maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4.4).
O homem transformado pela graça de Deus influencia o seu meio com o evangelho, até porque o fruto do Espírito é generoso, gera bênçãos e traz paz para os relacionamentos. O reflexo de uma vida com Deus possui conseqUências inimagináveis.
Não cesse de orar pela salvação de sua família, daqueles que tem lhe ofendido, dos líderes e dos governantes. Confie na soberania do Deus fiel! Seja como Daniel, independente da situação, frutifique! A sua alegria não estava aliada a quantas vezes se prostrava perante o rei e sim quantas vezes se prostrava perante o Deus da sua salvação. Não coloque a adversidade como senhor de sua história, confie em Deus como Senhor de sua vida.
Tiago Torres
Licenciado