A FIDELIDADE DE DEUS PROVÊ LIVRAMENTOS NAS TENTAÇÕES E PROVAÇÕES
A fidelidade pertence a Deus; a infidelidade e inconstância caracterizam o homem pecador. Ele nunca decepcionará a alma que confia. Sua fidelidade nunca falhará. A fidelidade de Deus, juntamente com Seu imenso poder é nossa esperança eterna. Os homens nos decepcionam por falta de fidelidade ou poder. Mas podemos olhar além das ruínas causadas pela infidelidade dos homens e avistarmos Um que é grande em fidelidade. Podemos ficar certos que “Porque fiel é o que prometeu” (Hebreus 10.23). Deus nunca quebra um contrato consigo mesmo nem com suas criaturas. O que Ele propôs, isto fará, e o que prometeu, isto executará. Às vezes, desconfiamos da fidelidade de Deus. Tendemos a desconfiar, em especial, nos momentos de provações e tentações.
Às vezes, julgamo-nos, pelo fato de acharmos que somos fiéis, filhos especiais que “merecem” um tratamento especial de Deus. Pensamos que, pelo fato de “frequentarmos uma igreja evangélica”, de “servirmos em um ministério cristão”, de “contribuir com os dízimos e ofertas”, ou então, por “obedecermos” às suas instruções, não deveríamos passar por provações ou enfrentar as tentações. Entretanto, quando voltamos os olhos à Palavra de Deus o que encontramos é uma clara e realística instrução de que neste mundo teríamos aflições. Em nenhum momento Deus nos garante que levaríamos a vida cristã isenta de tentações e provações.
Mas por que Deus permite que enfrentemos provações e tentações?
1. Porque as provações nos levam à oração. É uma pena que seja assim, mas oramos com mais paixão quando estamos sob pressão. A experiência tem nos ensinado que a facilidade e a prosperidade têm uma infeliz tendência de nos fazer frios e formais em nosso culto devocional.
2. Porque as provações nos fazem parecer mais com Jesus. “Ele foi desprezado e ignorado, um homem que sofreu, que conheceu a dor por experiência própria.” (Is 53.3 – A Mensagem).
3. Porque as provações e tentações, quando vencidas, nos tornam pessoas mais felizes. “Aquele que encara lutas e aflições e as superam é um felizardo! E é gente assim que ama a Deus e é fiel de verdade. Eles receberão como recompensa a vida plena” ( Tg 1.12 – A Mensagem).
4. Porque Deus quer intervir. Em 1 Co 10.13, encontramos algumas verdades confortadoras. “Nenhuma tentação, nem teste que surge no caminho de vocês é maior que o enfrentado por outros. Tudo que vocês precisam lembrar é que Deus não deixará que fracassem. Ele nunca permitirá que sejam pressionados além do limite, mas estará sempre com vocês para ajudá-los a vencer a tentação”.
A. O teste que enfrentamos não é maior que o teste que o nosso irmão enfrenta. Deus é justo e conhece a nossa capacidade de resistência e vitória.
B. Deus não nos deixará fracassar. Que alívio saber que Deus, por causa da Sua fidelidade, não nos deixará fracassar. Ele estará sempre conosco para nos sustentar nas provações e tentações.
C. Deus nunca permitirá que sejamos pressionados além da nossa capacidade de resistência. Deus conhece a nossa estrutura e nos manterá de pé em meio às pressões que surgirem pelo caminho.
D. Finalmente, Deus nos ajudará a vencer as tentações e provações. Deus agirá a nosso favor e nos capacitará a não ceder às tentações e provações, ao contrário, Ele nos dará livramento.
Bendito seja o Senhor que, por causa da sua fidelidade, proverá livramentos nas tentações e provações.
Pr. Roberto Santos
Pastor Auxiliar