UMA IGREJA SAUDÁVEL É… UMA IGREJA PERSEVERANTE
(SÉRIE: UMA IGREJA SAUDÁVEL – 3)
Uma igreja saudável deve ser medida por sua qualidade e não pela quantidade de seus membros ou pelo seu orçamento. É claro que uma igreja de qualidade certamente crescerá em quantidade.
Perseverar como a igreja descrita em Atos 2.42-47. Perseverar significa: persistir, dedicar, permanecer, dedicar, conservar-se firme e constante, ter perseverança. A perseverança é uma qualidade indispensável para quem deseja alcançar alguma coisa na vida. É preciso perseverar nestes santos propósitos que o Espírito Santo estabeleceu para a igreja nascente. São princípios inarredáveis e que podem ser aplicados com métodos diferentes em cada contexto em que a Igreja está estabelecida.
Perseverança na doutrina dos apóstolos. Não na doutrina de uma seita, de um grupo ou de uma igreja no conceito humano. Nem na doutrina de demônios ou na doutrina dos fariseus, sejam eles antigos, modernos ou modernosos. É perseverança em Sola Scriptura. No pacto da Nova Aliança. No evangelho de Cristo Jesus. Na doutrina dos apóstolos (segundo as Escrituras). Isto significa: estudar, aprender, apreender, ensinar e discipular fundamentados nas Sagradas Escrituras. O Ensino dos apóstolos bíblicos estavam fundamentados no Velho Testamento. Cremos que as Escrituras são do Antigo e do Novo Testamento, a Bíblia Sagrada, é a única regra de fé e prática para o cristão.
Perseverança na comunhão. Isto é, os irmãos e as irmãs permanecem na irmandade, fraternidade, na comunidade. Comunhão é associação com pessoas que envolve amizade, participação nos sentimentos, nas experiências, na vivência, nos propósitos, nas atividades comuns e na generosidade. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” (Fp 2.5). A igreja é a comunidade dos fiéis, é a participação nas atividades, é a interação espiritual dos que como nós somos testemunhas de Cristo. Todo crente precisa participar de uma igreja local, ter uma família cristã para comungar, alimentar-se de Cristo e servir com os talentos e dons espirituais concedidos pelo Espírito Santo.
Perseverança no partir do pão. Na igreja em Atos, o partir de pão não se tratava de dividir o alimento entre eles, mas sim de participar da Ceia do Senhor. Essa, ao lado do batismo, constitui os dois sacramentos que devem ser observados por todo servo de Cristo. A participação na Ceia do Senhor é insubstituível para a santificação e a revitalização da igreja e da vida do crente individualmente. A ceia é a rememoração da encarnação, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. A síntese completa do Evangelho. Todo crente deve se esforçar para participar da Ceia do Senhor na comunhão de sua igreja.
Perseverança nas orações. Oração é o relacionamento da pessoa com Deus por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em público. A oração deve ser fervorosa, feita por corações perdoadores e perdoados, cheia de fé, pelos méritos de Cristo Jesus, em relacionamento conjugal correto (para os casados), e em vida de santidade (para solteiros e casados). Um cristão anônimo disse: ”Eu sou melhor ou pior segundo eu oro mais ou menos”. A oração é um dos fatores decisivos para a caminhada em vitória da igreja e do cristão. Ore, meu santo irmão, ore, minha santa irmã: em casa, na rua, no trabalho, nos templos, nos grupos pequenos. Ore onde você estiver. Ore em silêncio, ore em voz alta. Ore com gratidão, com súplicas, intercessoriamente, confrontando os poderes espirituais do inferno, pela conversão de pessoas, pelos missionários, para que Deus envie trabalhadores para Sua seara, por sua família, para que sua vida agrade a Cristo, por seus negócios, por tudo que é seu, para que pessoas sejam libertas da escravidão do pecado, para a igreja ser revestida de poder do Espírito Santo. Há poder na vida que busca sinceramente a Cristo Jesus em oração.
Vamos perseverar, amados irmãos. Na perseverança há grande recompensa.
Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular