Menu

Pr. Jeremias

IGREJA SAUDÁVEL É UMA IGREJA FRATERNA (SÉRIE: UMA IGREJA SAUDÁVEL)

Uma das grandes doutrinas bíblicas é a doutrina da comunhão da igreja ou da comunhão entre os irmãos. A Igreja não “cria” a comunhão. E não existe igreja “sem comunhão”. A comunhão cristã é uma obra da graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Todas as bênçãos que temos ou recebemos nos advém pelos méritos de Cristo.

Uma das manifestações da comunhão é a fraternidade cristã. Uma igreja saudável é uma igreja onde existe um espírito de fraternidade. O termo deriva do latim, frater, isto é, irmão, daí fraternidade. No grego do Novo Testamento é adelphos (irmão), daí irmãos, irmandade. O amor fraterno é o amor de irmão para com irmão.

Por que somos irmãos? Porque estamos unidos pelo mesmo sangue. É isso que nos faz irmãos: o precioso sangue de Cristo, pelo qual a igreja, os eleitos, os salvos, estão eternamente lavados, ligados e preparados para a vida eterna.

Não importa a que denominação religiosa a pessoa pertença. O que importa é que estamos aproximados uns dos outros pelo poderoso sangue de Jesus Cristo, derramado no calvário em favor de muitos. As diferenças eclesiásticas podem nos constranger, cria muros entre os irmãos, mas podemos e devemos amar os irmãos por causa de Cristo. Somos a família de Deus, “o corpo de Cristo”. Cristo é o nosso cabeça.

“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.” (1 João 4.10-12)

Toda igreja local, cristocêntrica e bibliocêntrica, é um microcosmo do Corpo de Cristo e deve viver intensa e intencionalmente o amor fraternal. O amor fraternal é prático. Ele é expresso em múltiplas ações. Não basta dizer que amamos uns aos outros. Precisamos mostrar amor na forma como resolvemos conflitos, perdoamos ofensas, cuidamos dos mais necessitados, disciplinamos os que estão andando contrários à Palavra de Deus e também encorajando uns aos outros.

Portanto, abracemo-nos com carinho e pureza; socorremo-nos com alegria; ajudemo-nos com presteza; admoestemo-nos com firmeza e ternura e consolemo-nos com as eternas promessas do Senhor.

“Seja constante o amor fraternal.” (Hebreus 13.1a)

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular