Menu

Notícias

CPL 2017 – Culto da Família – Pr. Aguiar Valvassoura

 

Na noite de quarta-feira, já no terceiro e penúltimo dia do Congresso de Pastores e Líderes, a Oitava recebeu um culto especial que uniu os congressistas e os membros participantes do Culto da Família.

No momento de louvor, além do grupo já tradicional da Oitava, os pastores do sertão se apresentaram com músicas tradicionais nordestinas. Ao final no período de louvor, toda a igreja adorou ao Senhor ao som de “Canta Minh’ alma”. Um lindo momento de adoração em comunhão.

O culto ainda foi marcado por outro tipo de apresentação artística: a pintura. Durante toda a programação, o Pastor Bruno Barroso, dos ministérios Infantil e de Juniores da Oitava, com seus pinceis, tinta e dom, pincelou um belo quadro.

Para a palavra, a igreja recebeu o Pastor Aguiar Valvassoura, da Igreja do Nazareno Central, em Campinas/SP. Ele falou sobre “O poder e bênção da poda de Deus”, dentro do texto presente em João 15.3.

Para ilustrar o texto, o pastor contou o seu testemunho de ministério e vida. Há cinco anos, ele relatou, foi diagnosticado com hepatite c, um reflexo de sua infância na pequena cidade de Itaú de Minas, onde havia apenas um farmacêutico que vacinava os seis mil habitantes da cidade com a mesma agulha. Na mesma época, um de seus pastores auxiliares, do grupo de mais queridos, decidiu fundar a sua própria igreja e levou consigo cerca de 800 membros. Em depressão, ele ainda enfrentou a perda de seu filho.

Diante de tantas dificuldades em um mesmo período, ele afirmou ter questionado a Deus: “A resposta de Deus para isso foi trazer minhas memorias da minha infância quando meus avós podavam as parreiras e as roseiras”. Ele completou dizendo entender, agora, o porquê da poda: “Não é por ódio à parreira que o agricultor corta, é por amor. Porque Ele sabe que se ele não podar, não vem um ramo novo e isso vai brotar num ramo velho, que prejudica a produção”.

Dentro do assunto, ele concluiu com alguns dos propósitos pelos quais Deus poda seus filhos:

– O propósito da poda é limpar a nossa vida. Pode ser através de uma doença. Não é por ódio a planta.

– A poda é crescente para que você chegue a um nível de excelência para que dê frutos. Para que não haja só quantidade, mas por qualidade.

– O processo de poda é para inverter valores. Percebi que era para continuar fazendo o que eu fazia, mas da maneira correta.

– Para a melhoria do foco. Para mudar os valores.

“A poda tem propósito, ela limpa, fortifica e ele aumenta o nosso poder de reprodução. Deus não nos chamou apenas para produzir, mas para reproduzir”, concluiu o pastor.

Ao final do culto, toda a igreja orou pela saúde do Pr. Jeremias Pereira e conheceu o resultado da pintura do Pr. Bruno Barroso: