Menu

Pr. Jeremias

OITAVA, UMA IGREJA CONTEMPORÂNEA

Foto: Gustavo Amorim

Uma igreja contemporânea é uma igreja que não canoniza métodos, por mais eficientes que os mesmos tenham sido na história antiga ou recente da igreja.

Uma igreja contemporânea reconhece que seus fundamentos teológicos são inegociáveis, mas constantemente pensa e age para alcançar sua geração e as novas gerações.

A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte tem a visão de ser uma igreja contemporânea, sem perder e sem negociar os valores da Eterna Palavra de Deus, porque ela é uma Igreja Bíblica.

Como igreja contemporânea, temos compromisso com as boas tradições da fé. As boas tradições têm sido instrumentos úteis e essenciais na caminhada cristã, pois nos obrigam a ter um coração de aprendiz com os pais que nos legaram o evangelho, muitas vezes, às custas de muito sofrimento. A tradição nos sugere coisas que por nós mesmos não pensaríamos e age como corretivo para a nossa visão pequena e limitada.

Entretanto, condenamos todo tipo de tradicionalismo que procura engessar, cristalizar e ser um obstáculo para a comunicação da mensagem de Cristo aos incrédulos e religiosos ao seu redor e em nosso tempo, pois compreendemos que os métodos precisam e devem ser mudados ou variados para comunicar uma mensagem que não muda: o Evangelho de Jesus Cristo. Cada geração de cristãos, em nossa compreensão, tem a responsabilidade, diante de Cristo, de descobrir, propor e experimentar os meios mais eficazes para comunicar a mensagem do Evangelho, levar as pessoas ao arrependimento de seus pecados, se submeterem a Cristo e viverem de modo agradável a Ele.

Neste sentido, a Oitava é uma igreja aberta para mudar. Mudar o “jeito de fazer as coisas”, sem cair no abismo de “os fins justificam os meios”.

Portanto, ousaremos pensar fora da “caixa” e testar diferentes modelos de estruturar o ministério da igreja, desenvolver a adoração comunitária; usar diferentes tipos de linguagem e vocabulário que comunique o evangelho sem esvaziar seu conteúdo; usaremos e investiremos na arte, mídia, som, imagem, criaremos novos ministérios, testaremos novos modelos de desempenhar o serviço a Cristo e à comunidade ao nosso redor.

Como igreja contemporânea, procuraremos as melhores maneiras de administrar os recursos e oportunidades que nos forem concedidos. Dependemos da orientação das Escrituras e da direção do Espírito Santo para nos tornar uma igreja relevante nesta geração.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular