UMA IGREJA BÍBLICA
Temos a convicção que o próprio Deus falou nas Sagradas Escrituras. Cremos que a Bíblia é a infalível e soberana Palavra de Deus. Cremos que ela é verdadeira de “capa a capa”, afirmamos que ela é a regra de fé e prática para o cristão e que ela é quem testa qualquer outra declaração de Verdade.
A Bíblia, entendida corretamente, é a base da nossa fé e autoridade final sobre tudo o que cremos e afirmamos ser a verdade. É a Bíblia que define a cosmovisão correta do mundo, que orienta e comanda nossa forma de comportamento em todos os aspectos.
A Confissão de Fé de Westminster (1647), fez uma declaração que segue sendo verdadeira e orientadora para todas as gerações, no que diz respeito ao tema suficiência e autoridade das Sagradas Escrituras: ”Todo conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, a fé e a vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzida dela. À Escritura nada se acrescentará em tempo algum, nem por novas revelações do Espírito, nem por tradições dos homens”.
Nossa maneira de interpretar a Bíblia é o que se chama em hermenêutica de método gramático, histórico e contextual. Considera importante a pesquisa das palavras (gramma, em grego) e a compreensão das condições históricas em que foram escritas. A verdade compreendida para os primeiros leitores da Bíblia deve ser a mesma compreendida para os leitores de hoje. Isso implicará no dever de orar pela ação do Espírito em nós e de estudar para compreender as condições históricas em que a Verdade foi revelada, compreender seus princípios e aplicá-los hoje para transformação de nossas vidas.
Assim, temos o compromisso e a responsabilidade de ler, meditar e estudar dedicadamente a Palavra de Deus para ensiná- la com zelo, perseverança, fé, amor, coragem, no poder do Espírito Santo, sabendo que ela é “viva e eficaz”, e que as Sagradas Escrituras são “divinamente inspiradas por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. II Timóteo 2.16-17.
Como igreja Biblica, a Oitava envidará todos os esforços para que a Bíblia seja lida, memorizada, praticada e ensinada, a começar do berçário e alcançando todas as idades. A liderança espiritual da igreja (pastores e presbíteros) dedicará atenção para que, por todas as maneiras e em todas as reuniões da igreja, a Palavra de Deus seja ensinada para a congregação.
A Bíblia, portanto, está acima dos sentimentos, das tradições, das confissões, do tradicionalismo, dos usos e costumes, do psicologismo ou de qualquer outro ismo, porque a Bíblia é a Palavra de Deus.
As Escrituras são verdadeiras e são confiáveis. São suficientes para nos guiar no meio de uma sociedade corrupta e pervertida e desenvolver em nós, em todos os aspectos, uma compreensão e uma visão de mundo que honra a Jesus Cristo, nosso Senhor.
Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular