Menu

Estudos e artigos

Aproveite cada minuto do seu tempo

– “Não tenho tempo para nada.”

– “A minha vida está uma correria louca.”

– “O ano está passando rápido demais. Nem acredito que já estamos em Abril.”

– “Não tenho tempo para fazer mais nada. A minha família tem que entender. Os irmãos da igreja têm que entender. Deus tem que entender.”

As afirmações acima, e muitas outras, são muito comuns de serem pronunciadas nos dias atuais. Virou uma resposta fácil, uma desculpa boa, uma impressão de correria e a necessidade que o dia fosse muito maior. Bem, na verdade, a verdade não é bem assim. O dia continua tendo as mesmas 24 horas, a semana os mesmos sete dias e o ano os mesmos 365 dias (366 no ano bissexto).

A tecnologia, que há algum tempo afirmava que nos daria mais tempo para ficarmos com nossas famílias, tem sido na verdade uma grande sugadora de tempo. Claro que a culpa não é da tecnologia, mas da forma como cada pessoa resolve utilizá-la.

Salomão é conhecido por ser um homem sábio. A Bíblia, em Tiago 1.5-8, nos ensina que se precisamos de sabedoria, basta pedir a Deus, que Ele nos dá em abundância. Sabedoria para administrar nosso tempo. Sabedoria para remir o tempo.

Sabedoria para não perder tempo. Sabedoria para aproveitar o tempo. Sabedoria para fazer as escolhas certas.

Temos os ladrões de tempo: Facebook, WhatsApp, Twitter, Instagram, YouTube, futebol, televisão, séries, filmes, novelas, jogos virtuais e internet. São ladrões incansáveis, insaciáveis e cruéis. Responsáveis por famílias destruídas, empregos perdidos, brigas, discussões e uma série de outros problemas graves. Os rudimentos do mundo vão entrando de forma sorrateira e tomando conta das mentes, cauterizando-as e tornando as pessoas parecidas com zumbis.

Não estamos tão ocupados. Não temos necessidade de fazer tantas coisas. Precisamos fazer as escolhas certas e administrar bem o tempo precioso que temos.

Se por um lado encontramos no cenário mundial tantas armadilhas que são roubadoras do nosso tempo, temos a possibilidade de criar mecanismos que vão nos ajudar a não cair nelas:

1) Fale com Deus sobre os seus problemas: A oração é uma ferramenta poderosa que muitas vezes é negligenciada pelos cristãos. A oração coloca Deus no centro das minhas lutas e eu percebo que não estou sozinho.

2) Fuja da tentação, não se deixe fisgar:

  1. Peça ajuda: Nada confere mais poder à tentação do que o isolamento.
  2. Pergunte: Onde isso levará?
  3. Lembre-se dos seus valores mais profundos: A verdadeira liberdade não é a liberdade exterior de satisfazermos cada apetite nosso; é a liberdade interior de não sermos escravizados pelos nossos apetites.
  4. Monitore a satisfação de sua alma: Quando a nossa alma está insatisfeita, o pecado começa a ganhar um aspecto tentador. Por isso é importante observar o nível de satisfação da nossa alma
  5. Não fique no chão: É elucidativo que o Diabo seja chamado de tentador e, ao mesmo tempo, de acusador. Mal consegue alguém que ceda à tentação, troca o chapéu e tenta convencer-nos de que, por termos cedido à tentação, ultrapassamos a possibilidade de redenção. Mentira. Deus está sempre pronto para nos perdoar e nos dar outra chance.

Aprender a remir o tempo está diretamente ligado ao fato de ser necessário você enfrentar e vencer os seus pecados. É uma tarefa que fazemos quando estamos cheios do Espírito Santo. Quer aprender a remir o seu tempo? Encha-se com o Espírito Santo.

Pr. Eduardo Borges

Pastor Auxiliar