Menu

Estudos e artigos

Mova-se no Espírito

Experimentar o fluir do Espírito, em termos espirituais, é o que nos dá vida. É a imagem que Jesus usa para a vida no Espírito: um rio. Os rios são mencionados 150 vezes nas Escrituras, muitas vezes como representação da vida espiritual, e isso por um bom motivo. Israel era um deserto, de modo que o rio representa graça. Rio é vida.

Quando o rio flui, a vida prospera. Se ele seca, a vida morre. O mesmo acontece com você e o Espírito. Um dos sinais de que você está no fluir do Espírito é o senso de vitalidade e alegre vivacidade concedido por Deus a transbordar do seu interior.

O rio da água da vida em apocalipse, dá fruto doze vezes ao ano, uma vez por mês (Ap 22.1-2). O melhor indicador de que estou vivendo no fluir do Espírito e me movendo Nele é a produção de fruto.

O Espírito Santo está sempre pronto para conduzir você à melhor versão imaginada por Deus para a sua vida. Mas nem sempre eu desejo ser moldado, lapidado e transformado por Deus. Eu resisto. Eu quero apagar o Espírito. Eu quero continuar fazendo as minhas próprias vontades e viver preso às minhas convicções e pecados.

A Bíblia não diz que eu sou um utensílio de Deus, mas sim uma obra-prima. Utensílios são produzidos em massa. Obras-primas são manufaturadas. Deus não te fez idêntico a mais ninguém. Portanto, o plano dele para moldar você não se parecerá com o plano dele para moldar mais ninguém. Se você quiser seguir um plano genérico de crescimento espiritual, apenas encontrará frustração e decepção.

Você precisa encontrar as situações singulares que permitirão o seu crescimento. A principal medida de sua dedicação a Deus não é a sua vida devocional. É a sua vida simplesmente.

Mover-se no Espírito é ser cheio do Espírito, é muito mais do que realizar tarefas mecânicas e repetidas com o desejo de produzir frutos. Mover-se no Espírito é encontrar liberdade para que eu me desenvolva conforme é o plano de Deus para a minha vida. Não é uma vida de imposições, mas de uma liberdade, de individualidade, de persistência e de prazer.

Uma disciplina espiritual nada mais é do que uma atividade a qual você se dedica para se tornar mais plenamente vivo pelo Espírito da Vida. Isso não é o mesmo que fazer o que me dá uma sensação agradável ou de conforto.

O crescimento espiritual sustentável se dá quando, na verdade, eu quero fazer o que deveria fazer. Isso significa que eu tenho que mudar a maneira de pensar sobre o que conta como espiritual, pois o que torna uma atividade espiritual não é a atividade em si. É se a pratico ou não com o Espírito ou através Dele. O que importa é a qualidade da presença e interação com o Espírito enquanto estou executando uma atividade.

Mover-se no Espírito implica em assumir que existe um Deus. E não é você.

Quem está no controle de sua vida? Quem está no volante? Ser movido pelo Espírito implica obrigatoriamente em rendição. É impossível ao ser humano vir a Deus sem que isso envolva rendição. Jesus não vem para reordenar o nosso exterior da maneira que queremos. Vem para reordenar o nosso interior da maneira que Deus quer. Que alívio saber que existe alguém mais competente do que eu para estar atrás do volante, de modo que não preciso controlar os resultados de minha vida.

Existe um Deus e não sou eu. A este Deus, eu entrego o controle da minha vida em uma experiência de contínua rendição.

Extraído do livro “Eu, sendo quem eu quero ser”, de John Ortberg – parte dois.

Pr. Eduardo Borges

Pastor Auxiliar