Anunciai o Evangelho
Anunciar, proclamar, pregar, apregoar, difundir, ensinar, disseminar o Evangelho são expressões que os cristãos conhecem bem, pois trata-se daquilo que é comumente conhecido na Igreja como “O Grande Mandamento”.
“Ide, fazei discípulos” é uma ordem direta de Jesus para seus discípulos e que atravessa a história e alcança todos os eleitos, em todas as épocas, tribos, raças, povos e nações.
Não é uma opção, mas uma ordem que foi dada. Ide. O interessante nesta ordem de Jesus, percebemos, é que todas as vezes em que o cristão está transbordando do Espírito Santo, o seu primeiro ímpeto é o de anunciar as boas novas. Quanto mais perto, mais cheios de Deus estivermos, mais facilmente esta ordem será cumprida.
Por outro lado, quanto mais carnais, egoístas, egocêntricos e distantes de Deus estivermos, mais difícil será cumprir esta ordem de Jesus. É interessante a dinâmica do Evangelho, pois ela revela que todas as vezes em que me aproximo de Deus, minhas vontades e desejos se aproximam das vontades e desejos de Deus para mim, e fica mais fácil viver o evangelho. Não estou dizendo que sempre viveremos neste estado de plenitude, mas este é o nosso alvo. E Jesus não vai mudar o paradigma, o modelo para que Ele se torne acessível a cada um de nós. O padrão é elevado.
Quando anunciamos o Evangelho, a semente pode cair em quatro tipos diferentes de terreno: à beira do caminho, em meio ao terreno rochoso, em meio aos espinhos, mas pode finalmente cair em terra fértil e gerar frutos a 30, 60 e 100 por 1. Semeie a Palavra de Deus. Não perca oportunidades de pregar. Seja criativo, inteligente. Saiba pregar para uma criança. Saiba anunciar para um adolescente, para um jovem, para um homem, para uma mulher. Saiba evangelizar um doutor ou uma pessoa com nível de instrução mais baixo. Saiba falar de Jesus para todas as pessoas. Na sua casa, na sua família, no seu trabalho, na sua sala de aula, nos comércios que você frequenta, ou seja, anuncie sempre, a tempo e fora de tempo. Saiba que todas as vezes que a palavra encontrar um eleito, a semente, no tempo certo, dará os seus frutos. E neste caso, veja que enorme alegria…. Deus usou você, usou a sua vida.
Anuncie o Evangelho com seu testemunho, mas anuncie também com sua boca e com as suas mãos. Não se esconda atrás apenas do testemunho. Mas também não caia no erro de falar uma coisa e testemunhar outra. Que haja em sua vida testemunho e palavra.
Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: “O seu Deus reina”.
Pr. Eduardo Borges
Pastor Auxiliar