Mantenha viva a chama da oração
Muitos dos nossos familiares e amigos não estão sendo tocados pelo evangelho porque falta oração pessoal e da igreja.
Por que falta oração?
Corações feridos: Quando pais e familiares são alvos de rebelião intencional e agressiva, ficam feridos e desapontados. Ficam lembrando o quanto já investiram em pessoas que agora intencionalmente os magoam e os ferem com palavras e atitudes. Isso pode gerar cansaço e esgotamento emocional e espiritual. Um dos reflexos é que pessoas feridas afrouxam na oração. Não deixam de orar “de tudo”, mas perderam fervor e a expectativa de ver tais pessoas se converterem a Cristo.
Apatia: Às vezes, membros da família e amigos são indiferentes com todos os esforços que temos dedicado para levá-los a Cristo. Com o passar do tempo, a apatia deles nos contamina e perdemos a paixão pela salvação eterna de cada um.
Arrogância: Outras vezes, nossos amigos e parentes nos tratam com arrogância e tornam-se tão detestáveis que desejamos vê-los debaixo da ira e condenação de Deus.
Por que a oração é vital para a salvação de alguém?
A oração não anula a obra de Cristo, mas a falta de oração por nossos familiares e amigos impede que seus corações sejam movidos pelo Espírito Santo.
Sempre que alguém se converte ou é abençoado, é porque existe oração em favor daquela pessoa. Nossas orações fazem com que Deus levante pessoas para ministrar aos nossos familiares, quando eles estão fechados para o nosso testemunho. Deus pode usar um colega de trabalho, de escola, um vendedor ou mesmo um estranho que cruze o caminho dessa pessoa a quem você ama e quer ver nascida de novo.
Devemos orar para que muita gente de Deus cruze o caminho dos que queremos ver salvos e para que tenham ousadia, sabedoria e simpatia para comunicarem o evangelho.
Remova a parede da falta de oração
Peça a Deus que lhe perdoe por sua omissão em orar. Rogue ao Eterno que lhe conceda esperança e expectativa de ver os seus transformados pelo evangelho.
Ore no seu GCOI, nos cultos de oração da igreja ou com um parceiro de oração. Ore pelos incrédulos de sua família, nome por nome. Peça que Deus torne o coração de cada um aberto para receber o evangelho.
Ore para que outros crentes cheios do Espírito Santo cruzem o caminho de seus familiares diariamente onde eles trabalham, fazem suas compras, moram ou se divertem. Ore por sabedoria e criatividade para poder compartilhar seu testemunho. Ore para que eles se abram para aceitar um convite para ir a um GCOI ou a um culto.
Ore para que você seja uma resposta de oração para tocar os familiares de outros. Não deixe que o que eles fazem com você lhe impeça de orar por eles. Não permita que a parede da falta de oração impeça seus familiares e amigos de chegarem a Cristo.
Faça como Samuel quando foi rejeitado pelos israelitas: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito”. I Samuel 12.23
Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular