ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016: VOTE PARA PREFEITO, VOTE CONSCIENTE
As eleições municipais de 2016 estão chegando. O primeiro turno será no dia dois de outubro e o segundo turno no dia 30 de outubro. Em Belo Horizonte, nossa amada cidade, são 1.927.460 eleitores; a população: 2.502.557 habitantes, sendo BH a quinta cidade mais populosa do Brasil.
São 11 candidatos a prefeito e 1.447 candidatos a vereador. Uma vaga para prefeito e 41 vagas para vereadores. Considerando o sistema democrático de nosso pais, é dever, privilégio e responsabilidade de todo cristão votar e, além disso, votar em favor de líderes que promovam princípios bíblicos que resultarão no bem estar da população.
Qual a função do prefeito? Em linhas gerais, compete ao prefeito a elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, saneamento básico, trânsito e outros fatores pertinentes ao bem estar e à qualidade de vida de nossa cidade. O prefeito é responsável pela administração da cidade, nomeia o secretariado municipal, empreende a gestão dos bens públicos, o controle dos recursos financeiros públicos, do planejamento, da concretização de obras em termos de construção civil e na área social. O poder executivo é que coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinadas obras, projetos, programas ou políticas públicas. Além disso, compete ao prefeito sancionar ou vetar as leis aprovadas pelos vereadores. Também o prefeito pode elaborar propostas de leis quando achar necessário. A prefeitura administra os recursos adquiridos com impostos e também as verbas, convênios e auxílios que são repassados pelo governo estadual e federal para a realização de obras e implantação de programas sociais.
Assim, é fundamental ter plena consciência ao votar, pois ao eleger o prefeito, de certa forma, entregamos a ele nossa cidade. O voto consciente é fruto da avaliação do seu candidato e das coligações que ele está fazendo. Ao votar sem consciência, podemos colocar a cidade nas mãos de corruptores e perversos.
O futuro da cidade estará nas mãos de quem vencer: do prefeito e da câmara municipal.
Como pessoas que temem a Deus, devemos votar conscientes. Nunca votar APENAS porque é amigo, da família, porque foi o único que me pediu voto, por ordem de fulano ou beltrano, porque você lhe deve favores ou o candidato(a) acha que você lhe deve favores. Devemos cuidar para não votar num candidato simplesmente porque ele é ou foi “celebridade”. Cada cristão tem sua consciência e responderá diante do Senhor por seus atos, inclusive seu voto.
Candidatos ou propostas que violam ou combatem claramente os valores bíblicos da vida, família e casamento nunca devem ser apoiados (Pv 14.34). Pessoas de caráter honesto e que têm um histórico de integridade e interesse para com o bem público devem ser considerados com atenção. Os cristãos devem votar de acordo com sua consciência iluminada pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo.
Próxima semana: VOTE PARA VEREADOR, VOTE CONSCIENTE
Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular