SER DISCÍPULO É… APOIAR O OUTRO NA SUA DOR
Para aqueles que seguem a Jesus, discipulado deve ser um aspecto central da fé. Isto porque foi Jesus que ordenou a seus seguidores, referindo-se à “Grande Comissão – para ir e fazer discípulos de todas as nações, batizando os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mt 28.18-20). Jesus não nos deu uma sugestão. Ele nos deu uma ordem.
O que é o discipulado? Simplificando, discipulado significa intencionalmente parceria com outro cristão, a fim de ajudar essa pessoa a obedecer a Jesus e crescer na relação com Ele, para que ela possa, então, ajudar os outros a fazerem o mesmo. Jesus ensinou seus discípulos a segui-Lo e obedecer aos Seus mandamentos, para que pudessem levar os outros a fazerem o mesmo depois de sua morte, ressurreição e ascensão. O apóstolo Paulo continua o padrão com Timóteo e o encoraja a ir e a manter o ciclo: “Passe adiante o que você ouviu de mim” (2 Timóteo 2. 2- A Mensagem).
A salvação é gratuita, mas o discipulado vai custar-nos as nossas vidas. Jesus fala sobre esse tema sem rodeios: “Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?“ (Lucas 9. 23-25 – NVI)
Para ser um discípulo de Jesus significa que temos que entregar a nossa vida, a fim de segui-Lo de todo o coração e sem reservas. Isso significa que nossas vidas não são mais nossas, mas dEle.
Discipulado é relacional, para respondermos plenamente à Grande Comissão, precisamos ser discípulos que estão fazendo discípulos de Jesus. Isso significa que precisamos passar tempo consistente com outros crentes. Jesus e seus discípulos passaram muito tempo juntos (Atos 1.21-22). Eles comeram juntos, caminharam juntos, andaram de barcos juntos. Eles ainda lutaram juntos (Lucas 9. 46-48).
A todo instante precisamos ministrar e apoiar o irmão que está ao nosso lado, especialmente quando ele está passando por lutas, dificuldades, privações, perseguições ou adversidades. Ser discípulo de Cristo é apoiar o outro na sua dor. É ser fonte de bênção, é ajudar o outro a superar as suas limitações, orgulho, imaturidade, inexperiência, pecados, necessidades, para que posteriormente possa fazer o mesmo com outras pessoas.
Pastor Roberto Santos