Menu

Pr. Jeremias

UMA HOMENAGEM. UMA PALAVRA DE GRATIDÃO. | DONA ILCA, MINHA MÃE!

dona-ilca-2905

ILCA DURÃES DE OLIVEIRA E SILVA nasceu dia 23 de maio de 1926, em Riacho dos Machados, MG. Casou-se com Anatalão Pereira da Silva (1916-1985), com quem viveu por cerca de 42 anos e com ele teve onze filhos: Elizeu – que viveu apenas 20 dias, Dolores, Izaete (in memoriam), Carlos Joel, Ruth, Jeremias, Ester, Josué, Jairo, Nicodemos e Dorcas. São cerca de 70 pessoas ligadas à sua descendência, entre filhos, netos, bisnetos, tataranetos, genro, noras, netos-genros, netas-noras e bisneta-nora.

Converteu-se aos 13 anos de idade numa pequena congregação Batista em Riacho dos Machados, MG. Casada, aos 16 anos, mudou-se para Janaúba, MG, trazendo tudo o que possuía num animal, um burro de carga, que um conhecido emprestou para meu pai. Só veio a ser batizada aos 26 anos, na Primeira Igreja Batista de Janaúba (PIBJ), no Rio Gorutuba, segundo o costume de sua denominação.

O jovem casal, meu pai e minha mãe, resolveu apoiar os dois trabalhos evangélicos iniciantes em nossa cidade: “para que o evangelho crescesse”, disse minha mãe. Ela, minha mãe, foi uma das fundadoras do trabalho Batista (CBB – Convenção Batista Brasileira) em Janaúba, e Seu Anatalão, meu pai, cooperou com Rev. Gordon Threw na fundação do trabalho presbiteriano (aliás, foi meu pai  quem me escalou para, pela primeira vez na minha vida, dirigir um culto, quando eu tinha 12 anos). Decidiram que, à medida que o Senhor lhes concedesse filhos, os homens seriam levados por meu pai para a Igreja Presbiteriana e as mulheres com minha mãe para a Igreja Batista. Daí, acabei me tornando pastor presbiteriano. Hoje, temos uma mistura interessante na família, pois tenho irmã que é da nossa Oitava Igreja, Ester, e tenho um irmão que é pastor Batista em Corinto – Pastor Jairo Pereira, e outro que é diácono Batista: Josué! Pense num mistério! Carlos Joel é presbítero e evangelista em nossa igreja. As outras irmãs, Dolores, Ruth e Dorcas, na Igreja Batista, e Nicodemos na Presbiteriana.

Na PIBJ, na qual está há 64 anos, Dona Ilca tem servido em múltiplos ministérios: Professora da Escola Dominical (deu aula bíblica para todas as idades e hoje é professora auxiliar de uma classe); líder da MCA (Mulher Cristã em Ação); Conselheira de Adolescentes;  foi vice-presidente da igreja; cantou no coral por décadas, como contralto; pertence ao Desperta Débora e ainda, quando convidada, é dirigente de reuniões de oração e cultos nas casas dos irmãos ou amigos. Mora ao lado do templo e é membro assíduo dos cultos em sua igreja e, com o apoio dos irmãos e irmãs, segue visitando e socorrendo, orando pelos enfermos, pregando em reuniões no templo e nos lares, de acordo com suas possibilidades.

É de uma inteligência rara e possui um tino exponencial para negócios, apesar de ter cursado apenas até a 3ª série do curso primário. Empreendedora! Para sobreviver e ajudar meu pai na criação de tantos filhos, lavou, passou e cozinhou para fora; depois aventurou-se no comércio, tendo, por décadas, um box no mercado central de Janaúba. Hoje ainda tem um pequeno comércio de artesanato chamado D. Ilca Artesanato. Poetisa, escreveu mais de 200 poesias. É pregadora leiga. Mulher Corajosa. Cultiva um hábito devocional há dezenas de anos: lê a bíblia e ora de manhã bem cedo e à noite, às 22h20. Ruth é sua companheira fiel. Regularmente cita o nome de todos os seus em oração.

Neste maio de 2016, entre tantas e ricas bênçãos, o Senhor Jesus ainda nos acrescentou: recebemos a alegria exponencial de celebrar o aniversário de Dona Ilca, minha mãe, que chega aos 90 anos “esbanjando” simpatia, alegria, lucidez, coragem, firmeza, sabedoria, bom humor e fé em Cristo Jesus nosso Senhor.

Pastor Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br