8 VOTOS PARA IMPULSIONAR A NOVA VIDA EM CRISTO

“O que votei, pagarei.” (Jn 2.9)

“Cumprirei os meus votos ao Senhor na presença de todo o seu povo.” (Sl 116.14)

Fazer votos é assumir compromissos. Ninguém vive sem fazer votos. Pastores fazem votos quando são consagrados. Presbíteros e Diáconos fazem votos quando são consagrados aos seus ofícios. Membros da igreja fazem votos quando são batizados e recebidos na comunidade da fé. Casais fazem votos quando se casam. A Bíblia nos convida a fazer votos e cumpri-los. Abaixo sugiro 8 votos para que aprofundemos a nova vida em Cristo.

1. Aprenda mais da Bíblia. “Somos uma igreja bíblica.”

“Lâmpada para meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” (Sl 119.105); “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça a fim de que todo o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Tm 3.16-17).

1. Seja fervoroso na oração. “Somos uma igreja que ora.”

“Sede fervorosos de Espírito servindo ao Senhor” (Rm 12.11); “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós e farei mudar a vossa sorte” (Jr 29.13-14); “Invoca-me e te responderei. Anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes” (Jr 33.3).

1. Santifique sua vida. “Somos uma igreja contemporânea, santa para o Deus Santo.”

“Santificai-vos porque… o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5); “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

1. Supere os obstáculos. “Somos uma igreja vencedora, presente na cidade.”

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” (Sl 27.1); “Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança” (Sl 27.3); “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera, pois Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois pelo Senhor” (Sl 27.13-14).

1. Não desanime. “Somos uma igreja cheia de bom ânimo e acolhedora.”

“Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado e sobre ele ergue torres; pôs oficial de guerra sobre o povo, reuniu-os na praça da porta da cidade e lhes falou ao coração dizendo: Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis…porque um há conosco maior do que o que está com ele. Com ele está o braço da carne, mas conosco, o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear as nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá” (II Cr 32.5-8); “Mas o Consolador [parakletos – encorajador], o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito” (Jo 14.26).

1. Aumente sua fé. “Somos uma igreja cheia de fé.”

“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6); “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se veem” (Hb 11.1); “Perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência às coisas que não existem” (Rm 4.17).

1. Aumente sua semeadura. “Somos uma igreja generosa.”

“E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará” (II Co 9.6); “Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas muitas graças a Deus” (II Co 9.10-11).

1. Missione para a conversão de milhares. “Somos uma igreja missionária e parceira na evangelização do mundo.”

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15); “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus” (I Ts 1.8); “Porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituístes reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra” (Ap 5.9-10).

Assuma esses votos, sua vida será impulsionada neste ano.

Nos próximos boletins vou escrever um pouco mais sobre cada um deles.

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular