Menu

Pr. Jeremias

51 ANOS DE HISTÓRIA DA OITAVA

Olhando para nossa história e olhando para frente

Dar Graças
O Salmo 126.3 sempre marcou esta data na história da Oitava: “com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”. Há muito o que agradecer. Aliás, temos que dar graças por tudo. Podemos dizer como um brado: “Ebenézer: até aqui nos guiou o Senhor”. Celebraremos, neste ano, em meio ao isolamento social, uma semana de cultos presenciais em ações de graças, seguindo as recomendações das autoridades de saúde a respeito dos cuidados que devemos ter para as reuniões, os decretos, as orientações jurídicas a respeito deles, além de outros cuidados que foram devidamente discutidos e analisados por nossa liderança, com o objetivo de evitar a propagação do Coronavírus (Covid-19). Vencemos décadas, firmados por Cristo e em Cristo, e fundamentados em sua Eterna e Santa Palavra. Dar graças pelo que tem feito em nós e por meio de nós, apesar de nós. Sua bondade e generosidade podem ser vistas e louvadas no meio da igreja.

Permanecer
A Oitava segue firme em sua visão: ser uma igreja Bíblica, Contemporânea, Acolhedora de pessoas, Presente na cidade e Parceira na evangelização do mundo. A busca da santificação e a vida de oração serão sempre enfatizadas na igreja, pois sem santificação não há frutificação. O cuidado com as famílias, uma marca da igreja em todos estes anos, será ainda mais enfatizado, pois a pandemia global chacoalhou a estrutura de muitas famílias. O cuidado com os pobres, tanto o necessitado de dentro como ao redor, o obreiro pobre, parcerias que possam ajudar os moradores de rua, vítimas de tragédias e calamidades. Devemos agir assim pois isto honra o Evangelho. Em qualquer contexto em que está inserida, a igreja permanece em seu fervor missionário. Esta é uma característica que devemos cultivar: uma igreja de coração missionário e parceira na evangelização do mundo. Sabemos que a pandemia mudou muitas coisas. Não temos ainda o alcance de todas as mudanças que aconteceram ou acontecerão. Mas permanecemos no Evangelho de Cristo que nunca muda. Ele é sempre o mesmo Jesus: ontem, hoje e para sempre. A igreja Cristocêntrica é a única esperança para o mundo.

Avançar
Na mentalidade de abençoar o Reino. A Oitava Igreja nunca foi uma igreja exclusivista. O apoio a quem serve o Reino de Cristo, independentemente da camisa eclesiástica, é uma marca que precisa crescer mais e mais. Cultivar uma mentalidade de uma igreja glocal: Global e local. O Reino de Deus é maior que a igreja local ou a denominação. Os tempos de pandemia e pós-pandemia nos apontam tempos de maior cooperação e parceria entre os que servem a Cristo.

No conceito de “aberta para mudar”. A Oitava tem a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática e isso nunca mudará. Mas os métodos para edificação e evangelização, estruturas funcionais de ministério e ação evangelística podem e serão revistos, fortalecidos, revitalizados e/ou criados. Já experimentamos durante o isolamento social e o fechamento de nosso templo a necessidade de reinventar a maneira de atuar para ir avante em nosso ministério. Quantas vezes forem necessárias, pediremos ao Senhor sabedoria e, se precisar, “desmontaremos” e recriaremos estruturas ministeriais para um impacto global, aproveitando as novas oportunidades que surgiram a partir das transmissões on-line para que cumpramos a Missio Dei.

Na participação de um voluntariado cada dia mais efetivo e comprometido com Cristo. A Oitava, quando começou, foi por iniciativa de um “leigo”, irmão Wilson Serranegra. O trabalho do voluntariado é que faz a igreja avançar exponencialmente. É fato que sempre haverá pastores, obreiros e funcionários remunerados, mas o crescimento sustentável de qualquer igreja envolve todos os membros consagrados, dedicados e atuantes.

Na formação espiritual, cuidado e no impulsionamento dos membros. Temos um trabalho árduo a fazer durante a pandemia e pós-pandemia: fortalecer os membros, mantê-los saudáveis na fé, no amor e na esperança e unidos em nossa congregação. Este é um trabalho de todos: liderança e membros. Resgatar mais e mais a doutrina do sacerdócio universal dos crentes, na qual homens e mulheres internalizam valores bíblicos, investem na missão, procuram o perdido, redimensionam suas agendas, desafiam-se para sair do “on-line” e serem participantes existenciais na vida e da vida do próximo, amando a Cristo em primeiro lugar, buscando o louvor do seu Nome e servindo com alegria e fé.

Tempos novos, desafiadores e de bênçãos inimagináveis nos aguardam. Caminhemos com perseverança, Oitava! Sejamos fiéis até que ele venha. Maranata. Vem Senhor Jesus!

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular