Menu

Notícias

5 dicas essenciais para quem quer desenvolver uma boa oratória

Você é cheio de vícios de linguagem? Usa sempre o mesmo tom de voz? No momento de apresentar um projeto, trabalho ou qualquer outra atividade que envolva falar em público, você trava? Para te ajudar a ter uma comunicação mais assertiva, separamos 5 dicas.

Tenho certeza que sua comunicação vai mudar!

  • Organize suas ideias antes de falar: Primeiro, sempre pense nas ideias do que quer transmitir e não nas palavras, pois se você esquecer uma frase ou uma palavra, poderá se perder em sua apresentação. Se puder, faça um roteiro dos principais pontos que serão abordados.
  • Cuidado com o tom da voz: Você pode dizer a mesma coisa, mas ser interpretado de forma diferente. Por quê? Pois bem, existem quatro modulações vocais. A voz que quer convencer é a modulação de ouro, a voz professoral é a modulação de prata, a voz dramática é a voz de bronze e, por fim, a voz de veludo expressa humildade. E como eu sei qual voz utilizo? Uma dica é gravar uma apresentação/reunião e verificar como é sua postura e seu tom de voz durante esse momento de pressão, ou ouvir seus áudios no WhatsApp.
  • O corpo fala: Em momentos de tensão, tendemos a transmitir nosso nervosismo para mãos, pernas e até algum objeto que se encontra perto de nós. Por isso, fique ligado na próxima dica, pois ela ajudará você a trabalhar sua postura e a controlar o nervosismo na hora de falar em público.
  • Respiração: A respiração incorreta pode fazer com que o orador não consiga pronunciar as palavras e ideias com clareza. Quando você respira devagar e profundamente, melhora o fluxo de oxigênio para o corpo. Com isso, você conseguirá pensar de forma organizada.
  • Cuidado com o orador imaginário: Existem o Orador Real e o Orador Imaginário. O primeiro é quem somos de verdade como oradores; o segundo é quem gostaríamos de ser. No entanto, precisamos entender que cada pessoa possui um estilo próprio de discursar. Não tente ser alguém que você não é. Utilize as técnicas, admire outros oradores, mas seja você!

Raquel Siqueira – Jornalista – Membro da Oitava Igreja