40 ANOS DE ORDENAÇÃO PASTORAL

Hoje, dia 30 de junho de 2019, completo 40 anos de ordenação pastoral. Minhas raízes estão no sertão de Minas, em Janaúba, estabelecidas em família de crente presbiteriano e batista, com “seo” Anatalão, meu pai, e Dona Ilca, minha mãe. Sou o sexto dos 11 filhos. Um lar no qual sempre tinha muita oração, leitura bíblica, cânticos, amor pela igreja, riso, galhofa, comida deliciosa, quitanda quentinha, conversas sobre o trabalho na feira e como tinham sido os cultos.

Trabalhei desde cedo na feira, engraxei sapatos, vendi doces e mingau de milho verde. Lá em casa sempre se perguntava: “Você leu a lição da escola dominical?”. Saía todo mundo para a igreja domingo pela manhã e à noite. Tomei muita taca com fedegoso (surra com um cipó do sertão de Minas). Ganhava roupas novas no Natal. Em nosso lar, uma casa hospitaleira e generosa, pastores, missionários e outros mais eram acolhidos. Mais de 25 pessoas, fora os filhos e filhas, moraram lá em casa.

Aos 17 anos, em 1972, fui convertido por Cristo Jesus e a Cristo para valer, em Belo Horizonte, para onde vim, aos 14 anos, com o propósito de estudar para “ver se virava gente”, como diziam alguns vizinhos e irmãos na fé. Aos 18, recebi o chamado pastoral. Fui encaminhado pelo Presbitério Belo Horizonte para o Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas/SP, onde estudei entre 1975 e 1978.

Em 30 de junho de 1979, aos 24 anos, fui ordenado Pastor e designado para a Quarta Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. Em 1982, vim para a Oitava como Pastor Auxiliar. Em 1990, fui eleito pela primeira vez Pastor Titular da Oitava. Também em 1982, me casei com Ana Maria. Tivemos três filhos: (1985) Jeremias Jr, (1987) Lucas Davi, (1991) Ciro Daniel. Ana Maria faleceu em 2000. Em 2001, casei-me com Cláudia Maria, que já tinha uma filha, Rúbia Mara (1993). Noras me foram acrescentadas: Giselle (Jeremias Jr. – 2013), Juliana (Lucas Davi – 2014) e Marcela (Ciro – 2015). Ganhei meu primeiro neto, Davi Lucas, em 2018. É preciso dar muitas graças ao Senhor Jesus Cristo.

Algumas palavras são marcantes: Ebenézer, reobote, Efraim, jabesão, Emanuel, karis, Cara de Leão, pular na enchente, “brutalminino”! O grande mandamento e a grande comissão são os impulsionadores de vida. Milhares e milhares, de perto, de longe, conhecidos e desconhecidos, cooperaram e cooperam “muuuuuiiitooo” no meu caminhar, enviados pela Divina providência. Centenas de mentores, amigos mais chegados que irmãos, colaboradores aos milhares, seguem a intercessão de minha mãe, Dona Ilca, Desperta Débora e gente ao redor do mundo.

Vislumbrando o futuro: firmar nas promessa do Senhor; permanecer fiel e idôneo; amar a Cristo e a Igreja; evangelizar e edificar vidas para transformar pessoas, famílias, cidades e nações; pregar e mobilizar no Brasil para buscar o avivamento; despertar, treinar, encorajar, potencializar, apoiar, abrir espaços para as novas gerações; plantar novas igrejas, celebrar a vida; viver para a Glória de Jesus Cristo e estar pronto para sua volta gloriosa! Ebenézer! Maranata!

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular