Menu

Estudos e artigos

2024: POR QUE ESTABELECER ALVOS E METAS?

“Podemos muito bem fazer planos para o futuro, mas o resultado final é o Senhor que produz.” (Provérbios 16.1 – NBV) 

 

Estabelecer alvos e metas é uma tarefa que sempre pode gerar bons resultados. Não é uma garantia de sucesso infalível, mas ajuda bastante. Claro que nem todo mundo tem o mesmo nível de dedicação, organização e comprometimento em trabalhar para alcançar os objetivos e metas pretendidos. Independentemente do perfil ou estilo pessoal, se mais ou menos organizado, todos nós de alguma maneira trilhamos o caminho a percorrer durante os dias que viveremos no ano vindouro. 

Geralmente, na virada de ano novo, muitas pessoas manifestam seus desejos para o ano seguinte; algumas elaboram uma lista de propósitos ou resoluções para lhes orientar sobre onde desejam chegar ou em quais áreas da vida gostariam de ver mudanças, transformação e crescimento. Acredito que isso seja muito saudável, pois a outra opção seria aquela do tipo: “vamos ver o que vai acontecer para ver como fica”. Para quem não planeja onde quer chegar, os destinos alcançados podem ser muitas vezes indesejados ou, até mesmo, prejudiciais. 

Uma visão clara de onde se pretende chegar nos leva a refletir sobre a nossa situação atual, sobre quais áreas da nossa vida necessitam de mais atenção para que possamos experimentar crescimento e progresso pessoal. Alvos claros são essenciais para sabermos por onde devemos começar o processo de mudança. Essa avaliação da situação atual é o ponto de partida para desenharmos o mapa em direção ao futuro que desejamos viver e, ao invés de simplesmente ficarmos frustrados por não termos alcançado o que gostaríamos até agora, nos lançar com mais afinco no que podemos realizar daqui para frente. 

Estabelecer metas específicas ajudam a manter o nosso foco e direcionar nossos recursos de tempo, energia, dinheiro e atenção para aquilo que consideramos ser realmente importante para o nosso crescimento. Para isso, é fundamental dispor de algum mecanismo para nos lembrar constantemente desses objetivos a serem alcançados. Para muitas pessoas, essa atividade cria uma atitude de maior motivação e comprometimento para se alcançar os propósitos estabelecidos. 

Além disso, conseguir estabelecer alvos e metas claros faz com que tenhamos algum critério para medir e avaliar o nosso progresso, como estamos nos desenvolvendo ao longo dos dias, permitindo identificar possíveis rotas de ajuste durante o processo de crescimento e mudança. Sem falar na maravilha que é a de conseguir alcançar um objetivo e celebrar os frutos. Certamente, a sensação de alcançar metas é muito melhor do que sempre viver frustrado por nunca conseguir sair do lugar. 

Ao olhar para frente, para o início de uma nova etapa, de mais um ano novo que se aproxima, devemos também considerar o estabelecimento de metas e alvos ousados. Cremos em um Deus Soberano que é “poderoso para fazer muito mais do que jamais ousaríamos pedir ou mesmo imaginar, infinitamente além de nossas mais altas orações, anseios, pensamentos ou esperanças” (Efésios 3.20).  

A Bíblia também ensina que, mesmo que a nossa fé seja pequenininha, do tamanho de um grão de mostarda, podemos fazer coisas grandiosas, muito maiores do que as nossas próprias habilidades, recursos e capacidades. Por isso, ao nos lançar à tarefa de planejar nossas metas para o ano vindouro, devemos fazê-lo em oração, buscando a direção de Deus para aquilo que Ele realmente deseja fazer por meio das nossas vidas.  

Isso não significa que iremos terceirizar a nossa responsabilidade e meio que ficar esperando Deus fazer alguma cosia. É nossa responsabilidade fazer aquilo que compete a cada um de nós. Quando agimos assim, com o coração sempre aberto para o agir sobrenatural que o Senhor pode manifestar a qualquer instante na nossa caminhada, vemos como Deus coloca a Sua bênção sobre nossos sonhos, metas, alvos, objetivos e propósitos traçados. 

Sendo assim, faça planos, estabeleça metas, desenhe seus sonhos, tenha objetivos claros, persiga seus alvos. Pese as suas motivações na balança divina, confie na ajuda de Deus e peça que Ele abençoe os seus planos. Seja flexível e permita que o Senhor redirecione as suas metas sempre que necessário.  

Que o Senhor Jesus abençoe sua vida, para que os seus planos, metas e alvos sejam plenamente alcançados para a glória de Deus. Um excelente, próspero e abençoado ano novo para todos nós! 

– Pr. Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar