Menu

Notícias

2019, o Ano da Celebração

Em 2019 a Oitava completa os seus 50 anos de história. É o Jubileu de Ouro da Igreja. Assim, não é sem motivo que o ano de 2019 seja coroado com este impactante e oportuno tema “Celebração”.

Celebrar, em nossa língua, tem dois sentidos principais: um religioso e um prático. O religioso é quando um líder realiza um evento solene. E o prático é quando as pessoas festejam e comemoram por estarem felizes e gratas por algum motivo. Neste ano, agruparemos esses dois sentidos em nossas celebrações. Teremos muitas realizações no sentido religioso, ou seja, cultos e eventos voltados à adoração Àquele que tem nos abençoado sem medida, mas, também, devido à alegria e à gratidão que temos diante de Deus, iremos festejar intensamente no decorrer de todo o Ano da Celebração.

Há um hino, escrito em 1903, baseado no Salmo 103.1-2, que diz:

“Conta as bênçãos, dize-as quantas são,

Recebidas da divina mão!

Vem dizê-las, todas de uma vez,

E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”

Oitava Igreja, seria possível contar as bênçãos recebidas até aqui? Ou deixaríamos muitas para trás? Mesmo que quiséssemos, seria impossível listar todas as bênçãos de Deus derramadas na história de nossa igreja. Mas, se contássemos uma parcela delas, já nos surpreenderíamos com o quanto Deus realizou em nós e por meio de nós.

Creio que uma das alegrias da Oitava é perceber que ela tem cumprido a sua visão, a saber, ser “uma igreja bíblica, contemporânea, acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo”. A cada dia temos aumentado a intensidade e a profundidade em cada ponto de nossa visão. E isso é uma bênção! Mas a nossa visão é desafiadora e nunca haverá o dia em que diremos: “acabou, atingimos o nosso objetivo e não temos mais o que desenvolver”. Sempre teremos mais para aprender e aplicar a Bíblia; o desafio de falar a linguagem da geração presente, que está em constante mudança; pessoas para acolher e cuidar; como servir a nossa cidade; e sempre teremos que pregar o evangelho mundo afora. De fato, o nosso trabalho só terminará quando Cristo voltar.

O Ano da Celebração é mais do que um tema norteador para mensagens, estudos e eventos. É um tema para ser vivido e praticado pela nossa igreja. Desde o ano passado, temos orado e pedido a Deus para que a Oitava experimente um ano alegre na presença do Senhor, afinal “a alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10).

São 50 anos. Portanto, é o nosso Jubileu de Ouro! O Jubileu na Bíblia, também conhecido como o Ano Sabático, tem um significado muito especial. Um ano de consagração e santidade (Lv 25.12); de devolução de terras aos donos originais (Lv 27.24); de libertação de escravos e um ano para exercer a fé e a confiança no Senhor, pois, neste ano, não deveriam plantar nada, mas apenas comer do que a terra viesse a produzir por si só (Lv 25.11-12). Assim, as palavras-chave do Jubileu na Bíblia são Consagração e Libertação.

Inspirados nessa visão do Jubileu, abordaremos temas como: o Jubileu Bíblico, a Vitória na Cruz, o Amor Incondicional de Deus, o Perdão de Deus, o Reino de Deus, a Volta de Cristo, a Oração, a Palavra e a Nova Vida. Cada semana teremos um tema especial que irá aumentar a abrangência de cada um dos temas citados.

Não podemos também deixar de considerar as marcas da Oitava ao longo dos anos, que são verdadeiros motivos para celebrar a Deus. Ela teve o seu início com 73 membros adultos e 32 crianças. Penso que, no passado, apesar de ter a intencionalidade de ser uma igreja relevante para o mundo, não imaginávamos nos tornar a igreja que se tornou, estando hoje com mais de 6.000 membros. Vejamos algumas marcas ao longo dos anos:

A história da Oitava é marcada por . Irmãos, no passado e no presente, têm sido guiados pela confiança e certeza de que, ao fazer a vontade do Senhor, Ele mesmo dá as condições necessárias.

A história da Oitava é marcada por generosidade. Grandes quantias e investimentos financeiros foram feitos para construir a Oitava e financiar diversos de seus projetos que atendem não só a igreja local, mas também igrejas no Brasil e no mundo. Alta generosidade na dedicação de tempo e cuidado com as pessoas por parte de nossos voluntários.

A história da Oitava é marcada pelo seu trabalho missionário. Temos recebido sempre palavras muito positivas em relação à iniciativa da igreja quando o assunto é investimento em missões e cuidado com os missionários.

A história da Oitava é marcada pelo trabalho social. A preocupação com os pobres e a disposição em fazer algo para favorecê-los sempre esteve no coração dos nossos líderes e membros. A área social da igreja já teve mais de 20 projetos acontecendo simultaneamente.

A história da Oitava é marcada por reconciliações e pelo perdão. Ao longo dos anos, Deus tem usado a nossa igreja como um meio de reconciliar pessoas Consigo e umas com as outras.

A história da Oitava é marcada pela ousadia. Não temos medo das mudanças, mas não mudamos apenas por mudar. A decisão do Conselho é que devemos mudar sempre que necessário para cumprir o chamado de Deus. Métodos podem ser alterados, mas os princípios jamais.

A história da Oitava é marcada pelo favor de Deus e por milagres. Todo trabalho, dedicação, criatividade não tem efeitos grandiosos e permanentes se não houver o favor de Deus. Quanto aos milagres, eles fazem parte da agenda diária de Deus e Ele graciosamente tem respondido nossas orações.

Glória a Deus por cada uma dessas marcas e, sem dúvida, existem outras que não foram citadas aqui. Assim, desejamos que seu 2019 seja marcado pela Celebração e que a sua vida seja impactada pela presença de Jesus em você e sua família!

Pr. Iury Guerhardt · Pastor Auxiliar