Menu

Notícias

Mansidão – FRUTO DO ESPÍRITO

A mansidão é um fruto do Espírito Santo encontrado nas pessoas que receberam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Como diz a Escritura, o fruto do Espírito é gerado pelo próprio Espírito Santo em cada crente, moldando-lhe para que seja semelhante a Cristo, o nosso exemplo perfeito. Ninguém jamais foi amável, longânimo, bondoso, temperado, humilde e manso como o Senhor Jesus Cristo. O propósito de Deus é que sejamos modelados à semelhança de Cristo, para que sejamos perfeitos.

Às vezes o uso inadequado das palavras leva as pessoas a um entendimento errado do seu verdadeiro significado. Uma palavrinha mal compreendida em nossos dias é a “mansidão”. Muitos pensam que mansidão é fraqueza ou frouxidão, mas, na verdade, é exatamente o contrário. Mansidão é muita, mas muita força sob controle. Sim, isso mesmo, “muita força sob o controle do Espírito Santo”.

A mansidão anda ao lado da humildade e ambas são ordenadas pelo Senhor Jesus na vida de seus discípulos. O Senhor Jesus foi claro ao dizer: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. É maravilhoso refletir na vida do Senhor Jesus, que foi indubitavelmente o homem mais importante que já pisou nesta terra; foi também o mais rico, embora se fizesse pobre; foi o mais sábio, o mais importante e o mais ilustre de todos, e, no entanto, ele disse: “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt 11.29). Ora, se o Senhor Jesus, que é Deus Conosco, nos chama a aprender a mansidão e a humildade com ele, quem somos nós para rejeitar?

O Senhor Jesus nos ensina que ser manso não é se rebaixar, mas sim mostrar sua grandeza, sua compaixão, sua misericórdia e o seu amor para com o próximo.

Ser manso é ser brando, calmo, temperado, cortês, educado, amável, atencioso, respeitoso, humilde… O verdadeiro manso mantém a sua postura, orquestrada pelo Espírito Santo, em toda e qualquer situação. Não há nada que tire o manso de sua postura, pois quanto maiores forem os insultos, maior será o testemunho de mansidão e humildade refletido na vida do verdadeiro cristão.

Sempre digo que mansidão não tem nada a ver com fraqueza. Mansidão é sinal de muita força; é muita força controlada pelo Espírito Santo.

Ser manso é se conter diante das tentações das oportunidades. É agir e fazer diferente de tudo o que as outras pessoas fazem. A verdadeira força está com os mansos, pois, mesmo tendo o potencial dos ímpios que matam, roubam, agridem e ofendem, os mansos encontram forças em Deus para preservar a vida, zelar pelo que é do outro, tratar os agressores com amor e fazer sempre o bem a todos, especialmente ao que lhe fez mal.

Sejamos sempre mansos e humildes de coração, pois sendo marcas absolutamente visíveis na vida de nosso Salvador Jesus Cristo, precisam ser em nós também.

Pr. Eloízio Coelho · Pastor Auxiliar