Vencendo o Fracasso
“…Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos…” (Lc 4.5).
Aquela noite não foi boa para os futuros discípulos de Jesus. Não sabemos quantas vezes eles jogaram as redes e nem quantas horas gastaram na pesca noturna. A única coisa que sabemos é que depois de muito esforço, não obtiveram sucesso algum.
Eles eram pescadores experientes. Sabiam que era assim mesmo, afinal há dia sem que “o mar não está para peixe”, por isso não desistiam e mantinham as suas redes sempre limpas para que pudessem tentar novamente na outra noite. E esta é a primeira lição que aprendemos, das três, que irei apresentar a partir deste texto:
1. Quando fracassar, não desista! Prepara-se para uma nova oportunidade – v.2.
Fracassar é errar, e errar faz parte da vida. Afinal, um monte de coisas que fazemos hoje, só é possível porque decidimos não desistir apesar dos erros.
Dificilmente iremos aprender algo sem experimentar alguns fracassos. E mesmo depois de termos aprendido, ainda assim poderemos errar novamente. Basta olharmos para exemplos simples em nossa vida como andar e falar, apesar de dominarmos ambos, vez por outra ainda tropeçamos no caminho e nas palavras.
Devemos ter a consciência que o aprendizado passa pelos fracassos e que se desistirmos nos primeiros obstáculos, jamais seremos aperfeiçoados. Então, não se angustie exageradamente quando algo der errado, mas “limpe as suas redes” e comece de novo.
2. Quando o fracasso parecer irreparável, tenha uma atitude de fé – v.5.
Para Pedro e seus companheiros, a pesca já havia terminado e não havia mais nada para fazer naquele dia. Até que Jesus Cristo apareceu na história e pediu o barco de Pedro para usar como “púlpito” e, depois de ter compartilhado a Palavra de Deus, ordenou a Pedro: “jogue as redes novamente na parte mais funda”. Pedro podia ter dito não, mas o ensinamento de Jesus deu a ele e aos seus companheiros uma disposição para obedecê-lo, mesmo que isso contrariasse completamente o que eles entendiam de pescaria; por isso, disse Pedro: “Mestre, já trabalhamos a noite toda sem nenhum sucesso, mas sob a tua palavra lançarei as redes”.
Há algum fracasso na sua vida que aos seus olhos parece irreparável? Não importa em qual área seja, finanças, ou relacionamentos, ou saúde, ou realização profissional, ou ministério ou família; ouça as palavras de Jesus, compreenda bem a ordem e tenha uma atitude de fé. Obedeça-O!
3. Quando o fracasso se tratar de pecado, se prostre na presença de Jesus – V.8.
Quando Pedro viu o milagre da pescaria, ele reagiu de uma forma aparentemente estranha, ao invés de se alegrar, ele se humilhou perante Jesus e declarou que era pecador e pediu para que Jesus fosse embora.
É assim que muitas vezes nos sentimos perante Jesus, tão imundos que desejamos que ele saia de perto de nós, pois a pureza dEle revela a nossa sujeira, a Sua santidade nos conscientiza da nossa pecaminosidade. Mas Jesus não foi embora, como Pedro havia pedido, antes o purificou e o transformou em pescador de homens. O mesmo foi feito aos companheiros de Pedro, João e Tiago; e Jesus ainda continua fazendo o mesmo com todos aqueles que se humilham na presença dEle.
Se prostre na presença de Jesus e confesse os seus pecados, Ele o perdoará e o transformará! JESUS, o Deus Filho, é a resposta para o maior fracasso da humanidade, o pecado.
Pr. Iury Guerhardt | priury@oitavaigreja.com.br