Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Um dos maiores privilégios da vida é a comunhão da família. Viver em paz e harmonia no lar é a bênção que todos nós queremos e buscamos, quer sejamos solteiros, casados, filhos ou pais. A vida familiar é o ambiente que Deus usa para o cuidado e a comunhão dos membros da família. Vivemos num tempo em que as dinâmicas sociais e o individualismo tentam roubar o tempo e a comunhão das famílias, mas vemos no Salmo 133 que Deus se agrada e abençoa famílias que buscam ser fortalecidas por meio da comunhão.
1. A comunhão que agrada a Deus
Vivemos na dinâmica familiar tanto no Reino de Deus quanto em nossas casas. Primeiro fazemos parte do Corpo de Cristo, essa grande família da fé. Depois estamos também inseridos no contexto da família de sangue, como nossos pais, irmãos, cônjuge e filhos. Nos dois casos, Deus não nos chama para vivermos sozinhos ou isolados. Somos criados por Deus para a comunhão e o relacionamento familiar, seja a família espiritual ou de sangue. Assim como o nosso Deus se relaciona conosco em amor, nós também precisamos expressar esse amor na comunhão com nossas famílias. Dessa forma, experimentamos o que o salmista chama de bom e agradável viver unidos os irmãos. O relacionamento bom e agradável é pautado pela presença e ação constante do Espírito Santo de Deus em nós, que nos capacita a amar e perdoar uns aos outros; tornando assim a comunhão familiar um lugar de cura e cuidado do Senhor para nós.
2. O derramar da graça na família
O salmo 133 demonstra uma bênção especial da vida familiar; a bênção de Deus que é derramada sobre todos; o óleo que representa a unção e a consagração da família ao Senhor. A começar dos pais e escorrendo sobre os filhos. Esse óleo derramado é o poder do Espírito Santo de Deus agindo para curar as feridas nos relacionamentos, restaurando assim a consagração plena de toda a casa ao Senhor. Famílias que investem na comunhão experimentam refrigério, cura e descanso que só Deus pode nos dar.
3. A Família é o lugar da bênção do Senhor
Além do óleo que cura e orvalho que traz o descanso e o refrigério, o ambiente familiar é o lugar onde Deus ordena a sua bênção. Família não é apenas morar junto, dividir as contas ou distribuir as tarefas domésticas. Ser família é ser alcançado pela bênção de Deus. Não é algo mágico ou aleatório. O próprio Deus ordena ali bênção e vida. Famílias que investem na comunhão são alvo do derramar do Senhor em todas as estações, sejam elas fáceis ou difíceis; Deus continua guardando e livrando famílias que entregam suas preocupações e lutas a Ele.
O Salmo 133 nos lembra que a comunhão não é um mero pedido de Deus ou um detalhe pequeno na vida familiar; a comunhão é essencial para todos os lares que querem experimentar o toque da graça de Deus. Famílias fortes entendem que viver unida é o caminho para a bênção, o sustento e a cura para todos nós. Que nossos lares sejam o lugar onde a comunhão é cultivada, o amor é praticado e a presença do Senhor é buscada todos os dias. Onde há comunhão, há a presença de Deus ministrando bênção e vida.
- Pr. Fernando Guedes – Pastor Auxiliar









