Menu

Estudos e artigos

SER DISCÍPULO É AJUDAR O OUTRO A COMPREENDER O AMOR DE DEUS

boletim140816“Conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda plenitude de Deus” Ef 3.19 (NVI)

Temos visto a cada domingo que ser discípulo de Cristo é mais do que muitas pessoas imaginam. Não nos tornamos discípulos por declarar que Jesus é o nosso Senhor diante de uma igreja, mas o declaramos Senhor porque em nosso coração já nos entregamos verdadeiramente a Ele. Sendo assim, precisamos andar como Ele andou, como está escrito: “aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” (1 João 2.6).

Jesus, mais do que qualquer outra pessoa, viveu para revelar o amor de Deus à humanidade. Sua vida, morte e ressurreição são provas incontestáveis do grandioso amor de Deus por nós. Contudo, as pessoas nem sempre conseguem entender isso, que acontece porque o amor de Deus só pode ser compreendido espiritualmente (1 Co 2.14).

Por isso, quando o apóstolo Paulo aborda o assunto sobre a compreensão do amor de Deus, ele o faz a partir da oração. A oração é o meio mais eficaz para todas as realizações da vida e não podia ser diferente quando o assunto é ajudar as pessoas a crescerem espiritualmente por meio da compreensão do amor de Deus.

Em Efésios 3.14, Paulo se ajoelha diante de Deus e faz dois pedidos em favor de seus leitores:

1º) UM PODEROSO FORTALECIMENTO DO ESPÍRITO:

“Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito.” Efésios 3.16

Este fortalecimento tem a ver com a nossa fé. A medida que a nossa fé aumenta, Cristo reina mais plenamente em nós. Assim, as nossas vontades são colocadas de lado, para que a vontade de Deus seja realizada.

2º) COMPREENDER E CONHECER O AMOR DE CRISTO (V.17,18):

Este segundo pedido, na verdade são dois. Um depende do outro. Para compreender as dimensões deste amor é necessário conhecê-lo experimentalmente. Temos que mergulhar fundo, de cabeça! Por isso, Paulo ao falar deste vínculo utiliza três imagens por meio de três verbos: “habitar” (moradia), “arraigar” (botânica) e “alicerçar” (arquitetura). Se queremos crescer em Cristo, precisamos nos doar por inteiro a Ele, nos alimentar Dele e nos firmar Nele.

Como discípulos de Cristo, devemos ajudar as pessoas a experimentar este amor. Como faremos? Pregando, com a nossa vida e com a nossa língua. Mas não se esqueça, sem a ação do Espírito não há chance de tocar o coração humano, pois somente Ele tem o poder de trocar o coração de pedra, sem amor, por um coração de carne, cheio do amor de Deus. Por isso, o primeiro passo para ajudar é colocar-se de joelhos em favor dos outros!

Ore, pois este é o meio para que o impossível seja possível. Pela oração, o amor de Cristo que ultrapassa a compreensão humana, pode ser compreendido e conhecido!

 

Pastor Iury Guerhardt

Pr. Auxiliar