SANTIDADE PARA VENCER
Quando o Salvador olha para a igreja de Pérgamo (vide Ap 2.12-17), ele encontra algumas coisas que o agradam. Mas também encontra coisas que o desagradam. Depois de elogiá-la, ele passa a confrontá-la com vista ao retorno à santidade, pois a igreja necessita de santidade para vencer.
Ele chama a igreja ao compromisso. A igreja de Pérgamo se apegou à doutrina pura com uma mão, e, com a outra, abraçou o mundo. Eles estão literalmente em um jugo desigual com os incrédulos, e Jesus os confronta sobre isso nesses versículos.
Alguns crentes da igreja seguiam as “doutrinas de Balaão”. A igreja em Pérgamo tolerava pessoas em seu meio que afirmavam ser cristãs, mas viviam como o mundo ao seu redor. Alguns de seus membros viviam vidas imorais e participavam de cultos pagãos. Jesus não estava nada satisfeito com essas coisas.
Esse mesmo problema é encontrado na igreja moderna. Há muitos que acreditam que, já que são salvos e mantidos pela graça, podem viver da maneira que quiserem. Não é de se admirar que a sociedade não tenha respeito pelas igrejas! Não é de se admirar que não haja poder em muitos cristãos. Vivemos como queremos, sem levar em conta os mandamentos do Senhor. Se você for salvo, não será como o mundo ao seu redor.
Se você for salvo, andará de maneira diferente, falará de maneira diferente e terá um conjunto de padrões diferente do mundo. Quando Jesus salva uma alma, ele cria uma nova criatura (2 Cor 5.17). Ele muda tudo na vida daquela pessoa salva. Eles são diferentes e vivem assim!
Quer você goste ou não, existem alguns padrões claros de vida na Bíblia Sagrada. Podemos praticá-los e provar que somos da Verdade ou podemos ignorá-los e provar que somos das trevas. Mas você não pode ter as duas coisas. Se você está salvo, viva como um salvo. Se não estiver, faça o que quiser!
Finalmente, ele chama a igreja ao arrependimento. Ele diz a eles que se “arrependam”. Esta palavra significa “mudar a mente”. O arrependimento é realmente uma “mudança de mente que resulta em uma mudança de direção, de atitude”. Se eles se recusarem a se arrepender e tratar o pecado em seu meio, ele irá à sua igreja e lutará contra aqueles que a perturbam. O Senhor sabe quem pertence a ele e quem não pertence. Ele virá para sua igreja e afligirá aqueles que não são realmente seu povo, mas que trariam problemas para a igreja. Aqueles que não se arrependerem terão que enfrentar o Senhor no julgamento.
Para vencer o mundo e o pecado todo cristão tem a necessidade de viver em santidade, pois sem santidade, não somente perderemos a batalha aqui, como não veremos o Senhor.
Pr. Roberto Santos • Pastor Auxiliar