Menu

Estudos e artigos

 SABEDORIA E O PRÓXIMO

“A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA” (Tg 5.8b)

Você já esteve ansioso por algum acontecimento na sua vida? Talvez uma viagem, um relacionamento, a conclusão de um curso, o início de um trabalho novo e assim por diante. Geralmente, ficamos tão focados no que está para acontecer que todas as nossas ações, conversas, economias e até mesmo orações são em prol do que esperamos.

Tiago, em sua carta, nos alerta que a vinda de Jesus está próxima. Como crentes no Senhor Jesus, devemos ter uma grande expectativa quanto a este dia e, à medida que ela cresce em nós, a nossa maneira de viver ganhará novas prioridades.

Quero ressaltar a partir de Tiago 5, quatro princípios de sabedoria e vida:

1 – Ganhe e administre as riquezas com honestidade e sabedoria (v. 1-6).

O dinheiro é um assunto controverso entre muitos crentes, pois alguns entendem que a igreja não deveria tratar deste assunto. Mas a Bíblia não o coloca de lado. O dinheiro não é um mal em si, mas se ele se tornar objeto do nosso amor, estamos com um grande problema (1 Tm 6.10).

Dinheiro deve ser servo e não Senhor. Quanto melhor eu compreender isso, serei mais responsável tanto em como o adquiro quanto como o administro.

2 – Suporte as aflições com perseverança (v. 7-11).

Se estivermos focados na vinda do Senhor, teremos perseverança e paciência nas dificuldades e sofrimentos, pois sabemos que as “dificuldades do tempo presente são muito pequenas diante da glória que experimentaremos no futuro” (Rm 8.18). Tiago cita como exemplos os profetas e Jó. Eles mantiveram a sua fé e devoção mesmo nos momentos mais difíceis, e o Senhor os recompensou e ainda os recompensará.

3 – Recorra a Deus em oração (v. 12-18).

Enquanto aguardamos o grande dia, levamos diante de Deus todas as nossas necessidades. Deus visita o seu povo com curas e perdão de pecados, e faz da oração o meio para abençoar o seu povo. Então, não tente resolver os seus problemas sozinho, busque a Deus em oração, pois “muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5.16).

4 – Fortaleça o fraco na fé (v. 19-20).

Não há nada mais importante do que investir para a eternidade. Jesus ensinou isso quando falou sobre o valor de ter tesouros nos céus (Mt 6.20) e sobre o perigo de descansar na falsa segurança das riquezas, pois no dia da morte ela não terá utilidade alguma (Lc 12.20). Invista para a eternidade ajudando os irmãos a se fortalecerem na fé. Levante o que está caído, corrija quem está no erro e leve esperança para quem falhou.

Pr. Iury Guerhardt ∙ Pastor Auxiliar