Renovando o evangelismo de Crianças
“Digo a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”. (Marcos 10.15).
Criança lê com as mãos, fala com os olhos, sorri com todo o corpo e sente com a alma. Criança não para, e nem pode parar! Criança faz barulho, fala pelos cotovelos, pergunta sobres as questões certas e responde com toda sua certeza. Criança é o ser que surgiu e cresce, e na beleza da humanidade, já mostra, em tenra idade, toda a beleza da criação. É aquela pequena pessoa que tanto parece com a mãe, mas é a cara do pai!
Criança é um poço de possibilidades, riqueza de criatividade e a expressão do que devemos ser, sem os fardos que a vida insiste em colocar nas nossas costas. Criança é a meta do que devemos nos tornar após nosso encontro com o Deus, que nos fez.
Mas o fardo veio, seu nome é pecado. Uma marca que atingiu a todos os nascidos; a mim, a você, às crianças. Sim, criança tem pecado; sim, ela também sofre. Pelas consequências da corrupção sofre na pele o morrer, e pela separação entre ela e Deus, sofre a solidão da distância do Criador, mesmo sem saber. Sofre ao nascer e sofre no desenrolar da vida. Sua pele mais sensível sente mais as pancadas da vida. Seus ouvidos ainda infantis são agredidos pelos gritos que não era pra ouvir e seus olhos veem coisas que sua falta de vivência não consegue assimilar. Tudo isto a agride, lhe causa dor e marcas eternas.
“Para evangelizar crianças é preciso ser criança. E só é criança quem foi salvo. Para evangelizar crianças tem de ter algo em comum com elas”
Criança precisa de Jesus. Ele é seu Salvador, seu herói; o mais forte, o justo, o que não mente, que não abandona, que está com ela no silêncio da noite, quando “monstros terríveis” insistem em aparecer, seja debaixo da cama ou nas sombras da parede. Jesus é a resposta que ela procura, o exemplo que ela precisa e o Deus que a guiará nas ruas de ouro que ela leu na Bíblia! Jesus nasceu por ela, foi criança como ela, morreu e ressuscitou por ela! Criança também converte!
A vida eterna não é um privilégio dado aos adultos sabichões, que já sabem escolher entre ser astronauta ou bombeiro. Criança, quando converte, muda a família, traz paz à casa, ora pelos pais, manifesta justiça e nos aponta os pecados. Quase que uma bomba de efeito moral… Mas como ela conhecerá seu Salvador? Como ela saberá que há um Deus que a ama, se o que a vida lhe oferece é o contrário do que deveria ser? As crianças só conhecerão a Cristo se lhes for apresentado! Quem apresenta? Você, eu, a Igreja de Cristo! Ide à elas também!!!
Para evangelizar crianças é preciso ser criança. E só é criança quem foi salvo. Para evangelizar crianças tem de ter algo em comum com elas. Sentar no chão, brincar dos seus jogos, falar a verdade e olhar nos olhos. Contar histórias, cantar, colorir, correr, fazer barulho e também fazer silêncio. Orar, pregar, ajoelhar e abraçar, mostrar que você a ama, assim como Jesus a ama.
Nosso Ministério Infantil e Ministério de Juniores têm tido a alegria de viver isto a tanto tempo, num legado de muitos que já descobriram a alegria colorida e perfumada de viver entre elas. Nos dê uma criança ainda que pequena, que depois a devolveremos para toda a vida. O evangelho dará fruto, germinará…
E então, quer fazer parte com a gente? Vai que você também é um super-herói e nem sabe!…
Pr. Bruno de Pinho Tavares Barroso | prbruno@oitavaigreja.com.br