Menu

Estudos e artigos

Renovando a espiritualidade na família

 “Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.” (Isaías 55.6).

Parafraseando o slogan do livro Oficina de Casamento (Adão Carlos Nascimento, 9ª Edição, Editora Z3):  “Não existe família tão ruim que não possa ser consertada. E nem família tão boa que não possa ser melhorada.” Nessa semana, a nossa conversa e atenção se voltarão especificamente para a espiritualidade. Há muitas coisas que não deixamos de fazer. Comemos, bebemos e dormimos todos os dias. Tomamos banho, escovamos os dentes, trocamos de roupas, diariamente. Acessamos a internet, ficamos por dentro das últimas notícias. Mas se não cuidarmos, deixamos sempre a espiritualidade para segundo plano. E se a nossa espiritualidade não vai bem, também não teremos condições de cuidar da espiritualidade de nossa família.

Antes de indicarmos algumas atitudes básicas que contribuirão significativamente para a saúde espiritual familiar, precisamos considerar que há diferentes formações familiares. Hoje nem sempre a família é formada por pai, mãe e filho(s). Mas seja qual for a formação de sua família, você precisa descobrir e desempenhar o seu papel dentro dela, para que a espiritualidade da família seja renovada e firmada em alicerce forte e seguro, que é Jesus Cristo, o Senhor e Salvador da família. Eis algumas atitudes:

 Ore em família: Toda família passará por momentos difíceis, e esses momentos são excelentes oportunidades para ela orar junto e buscar a solução e ação de Deus. Como está escrito: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Fp 4.6). Mas a família também deve orar junto em momentos em comum, como refeições, antes de dormir, no caminho para escola ou trabalho etc.

 Conversem sobre a Palavra de Deus: Muitas vezes a família não sabe sobre o que conversar, mas pode compartilhar o que cada um aprendeu na Palavra de Deus.  Vejam Deuteronômio 11.19:“Ensinem [as palavras de Deus] a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem.”

 Participe da vida da Igreja: A família precisa estar envolvida com a comunidade da fé. Tem membros da família que já podem ir à igreja por conta própria, mas há membros da família, como crianças, juniores e adolescentes, que dependem de outros para participarem. Quando esses membros chegam atrasados ou faltam, o descuido maior é dos responsáveis, e isso é uma má semente para a espiritualidade da família. Sobre o assunto a Bíblia diz: “Reúna o povo diante de mim para ouvir as minhas palavras, a fim de que aprendam a me temer enquanto viverem sobre a terra, e as ensinem a seus filhos.” (Dt. 4.10); e ainda: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros…” (Hb. 10.25).

 Outras atitudes em família: Leitura da Bíblia, estabelecer alvos espirituais, fidelidade nos dízimos e nas ofertas, boa frequência nos cultos e atividades da igreja, frequentar GCOI, participar da Escola Bíblica, praticar o perdão sincero etc.

Que a sua família sirva a Cristo, de todo o coração!

Pr. Iury Guerhardt | priury@oitavaigreja.com.br