O REINO ETERNO DO DESCENDENTE DE DAVI
Jeremias 33.12-18
O maior motivo de conforto e esperança na vida do crente é que não importa a gravidade ou o tamanho do problema, nosso Deus é maior. Essa é a mensagem de Jeremias para o povo de Israel. Jerusalém estava vazia e destruída. Os inimigos levaram o povo cativo e deixaram as cidades desoladas. Não havia mais pessoas, animais, pastores e seus rebanhos, comércio, vida cotidiana. Tudo havia sido perdido, um cenário de completo desalento e desesperança.
Porém, em meio a essa situação desoladora, o profeta Jeremias recebe uma mensagem de esperança do próprio Deus. Mesmo que as cidades estivessem vazias, chegaria um tempo em que o Senhor restaurará o Seu povo e a cidade. Onde antes havia desolação, haverá vida e prosperidade. Pastores cuidarão de seus rebanhos. O povo repousará seguro, pois o próprio Deus cumprirá Sua promessa e levantará o rei prometido da linhagem de Davi que restauraria todas as coisas. O reino será restaurado e o culto ao Senhor será restituído por meio dos sacerdotes. Na cidade do nosso Deus, nunca faltará cuidado para com o povo e adoração ao Deus verdadeiro.
A promessa feita ao profeta Jeremias é cumprida na pessoa do nosso Senhor Jesus. Cristo é o descendente de Davi, o Rei Eterno, e o Seu trono jamais passará. Ao olharmos para as lutas e tribulações de nossas vidas, podemos descansar na promessa de que o Senhor renova Sua misericórdia sobre nós todas as manhãs. Não podemos perder de vista o trono da graça do nosso Rei, nos lembrando sempre: não importa o tamanho dos nossos problemas, nosso Deus é maior.
- Em Cristo há esperança em meio à desolação
Jerusalém estava deserta, não havia pessoas nem animais. O povo de Deus foi derrotado e levado para o cativeiro. Porém, o deserto e a aflição não são eternos. Existe uma esperança de restauração e de renovo. Deus está no controle e não foi derrotado. Nossos inimigos não são nada frente ao poder do nosso Deus. Basta uma palavra do Senhor e tudo muda. Ele é poderoso para mudar nossa sorte e fazer novas todas as coisas. A promessa de restauração certamente se cumprirá e teremos descanso e consolo pelas mãos do Bom Pastor.
2. Em Cristo desfrutamos de segurança e justiça
A promessa messiânica é feita para o povo de Deus. O Rei prometido, o filho de Davi que governará em justiça e Seu trono será eterno. O próprio Deus fará justiça em favor do Seu povo. Um reinado messiânico eterno onde os inimigos serão destruídos e Jerusalém restaurada. A cidade do Senhor estará em segurança e Seu povo habitará em paz. Por isso, podemos olhar para o futuro, certos de que as tribulações dessa vida não se comparam à glória que experimentaremos quando estivermos no reino eterno do Rei Jesus. Desfrutaremos de um estado infinito de paz e justiça. Assim como o apóstolo Pedro, o profeta Jeremias nos lembra que nossa esperança não se resume a essa vida; há uma promessa de novos céus e nova terra, onde habita a justiça.
3. Em Cristo encontramos a fonte da verdadeira adoração
O povo de Deus tem propósito, fomos criados para adorar e glorificar o nome do Senhor Jesus. A verdadeira adoração é fruto da promessa do próprio Deus. Ele é a fonte e o alvo da adoração. O Senhor promete que jamais faltará rei e sacerdotes para conduzir o povo no culto ao Senhor. Nós, o povo da aliança do Senhor, somos feitos nação de sacerdotes, povo eleito e separado para louvor e adoração. Entregue sua vida ao Senhor Jesus como um sacrifício vivo, adorando a Ele com toda sua força e com tudo que tem. Não há alegria ou privilégio maior que esse, fomos criados para adorar; então, adore o verdadeiro Deus.
Conclusão
Você já agradeceu hoje tudo que o Senhor fez por você? Olhamos para nossa vida e nos lembramos dos livramentos e dos milagres que experimentamos. Tudo que passamos até aqui nos mostra o quanto somos amados e que as promessas de Deus não falham. Existem lutas e aflições, passamos por desertos e tempos de desolação e angústia, mas em todas elas as promessas do Senhor não falham. O profeta Jeremias nos lembra que a restauração vem do Senhor, podemos confiar em Sua justiça e adorá-lo, porque somente Ele é digno de honra, glória e louvor. Em meio aos desafios da vida, olhe para Cristo e lembre-se: Ele é maior que nossos problemas, e Seu reino eterno nos está reservado.
– Lic. Fernando Guedes – Licenciado