Menu

Estudos e artigos

O PROPÓSITO DE DEUS PARA O CASAMENTO

 Sua esposa, no interior de sua casa, será como a videira frutífera; seus filhos serão como rebentos da oliveira ao redor da sua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme o Senhor!” (Salmos 128.3-4 – NAA) 

O casamento é da vontade de Deus para a maioria das pessoas. O matrimônio foi instituído antes da queda, portanto, é uma instituição sagrada. A primeira razão que a Bíblia dá para a existência do casamento é simples: Adão estava sozinho e precisava de uma ajudante (Gênesis 2.18). Esse é o propósito principal do casamento: comunhão, companheirismo, ajuda e conforto mútuos. 

O melhor casamento é entre dois crentes (2 Coríntios 6.14), que podem produzir descendentes piedosos (Malaquias 2.13-15). Sabemos que pais piedosos podem gerar filhos ímpios, entretanto, quando uma família é constituída e, dia a dia, observa as ordenanças bíblicas, a descendência será abençoada.  

O casamento não apenas ensina aos filhos a serem fiéis e lhes dá um ambiente estável para aprender e crescer, mas também tem um efeito santificador em ambos os cônjuges quando se submetem à lei de Deus (Efésios 5) 

O casamento também protege os indivíduos da imoralidade sexual (1 Coríntios 7.2). Mesmo que uma pessoa não persiga o pecado sexual, ele a persegue e é muito difícil escapar dele. O casamento proporciona um lugar saudável para expressar a sexualidade, sem se abrir aos graves danos emocionais causados ​​por relações sexuais fora do casamento.  

Onde quer que você esteja, saiba que o propósito de Deus para o casamento é mais do que as suas circunstâncias hoje. É maior do que você imagina e seu objetivo é deixar um legado que passe para a próxima geração.  

A intenção de Deus para o casamento tem a ver com comissão. “E o Senhor Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma ajudadora comparável a ele.’” (Gênesis 2.18). 

A comissão do casamento cristão é reproduzir-se à imagem de Deus. Adão não precisava de alguém para completá-lo. Ele foi criado à semelhança de Deus. “Então Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…’” (Gn 1.26). 

Quando procuramos alguém que nos complete, eventualmente começamos a ver nosso cônjuge como alguém que está competindo conosco. Por quê? Porque, sem perceber, colocamos sobre a outra pessoa falsas expectativas que só Deus pode preencher. 

Não podemos esperar que outra pessoa nos complete porque esse é o papel de Deus. Então, um dos propósitos do casamento deve ser reproduzir filhos de Deus. Adão e Eva não deveriam criar vida à sua imagem, mas à imagem de Deus.   

Esta reprodução não inclui apenas crianças físicas. Talvez você não possa ter filhos, mas pode reproduzir-se espiritualmente. Você está semeando espiritualmente nos outros, mostrando-lhes e encorajando-os a crescerem na imagem de Cristo? 

A intenção de Deus para o casamento é a glorificação do Salvador, não a autogratificação. Não permita que valores seculares penetrem na sagrada instituição do casamento. Seu lar deve pintar um quadro de verdade espiritual que aponte para Jesus – esse é o seu comissionamento. Se tudo que você fizer for para a glorificação de Deus, você terá grande gratificação.  

A intenção de Deus para o casamento é sobre a crucificação. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os a Adão, para ver que nome lhes daria; e o nome que ele desse a todos os seres vivos, esse seria o nome deles. O homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selvagens; mas para o homem não se achava uma auxiliadora que fosse semelhante a ele.(Gn 2.19-20 – NAA). 

Adão tinha domínio, mas não tinha parceiro(a) adequado(a). Então, o que Deus fez? 

  • “Então o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem, e este adormeceu. Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. E da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e a levou até ele.” (Gn 2.21-22 – NAA).  

A palavra hebraica usada aqui para “sono profundo” significa sono sobrenatural. É traduzido em outras passagens como morte. Adão “morreu” uma morte sobrenatural para dar vida à sua noiva, assim como Jesus morreu para dar vida à Sua Noiva, a Igreja. 

Deus nos deu o casamento para nossa santificação mais do que para nossa satisfação. Santificação significa ser gradualmente conformado à imagem de Cristo. Se amarmos apenas quando nossos cônjuges são amáveis, isso não contribuirá em nada para a nossa santificação. Portanto, amemos nossos cônjuges com amor longânimo. 1 Coríntios 15.45 diz: Pois assim está escrito: ‘O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente. Mas o último Adão é espírito vivificante.’(NAA). 

Deus poderia ter tirado Eva de qualquer coisa. Ele poderia ter falado para ela existir. Mas Ele não o fez. Deus fez com que Adão caísse num sono profundo e depois tirou-lhe uma costela. Esta era uma imagem de Jesus no Calvário. Isto é o que Ele fez por nós.   

A vida que emergiu do lado de Adão foi uma figura da ressurreição. João 19.34 diz: Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” (NAA). 

  • O sangue representa a vida natural (Levítico 17.14) 
  • A água representa a vida espiritual (Apocalipse 21.6) 

Deus demonstrou Seu amor enquanto ainda éramos pecadores (Romanos 5.8). É assim que devemos amar os nossos cônjuges, como Cristo ama a Igreja.  

  • Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 5.25-27 – NAA). 

A intenção de Deus para o casamento tem a ver com aliança. O casamento cristão não é um contrato que pode ser quebrado, mas sim uma aliança que é obrigatória, inquebrável e irrevogável.  

As palavras que Adão falou quando viu sua esposa pela primeira vez foram: E o homem disse: ‘Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada varoa, porque do varão foi tirada.’” (Gn 2.23 – NAA). 

O marido deve ser o cabeça, o líder, assim como Cristo é o cabeça. A mulher, que vem do homem, é imagem da Igreja, da noiva e do corpo. Os dois se tornarão uma só carne.  

O propósito de Deus para o casamento é ser um retrato da relação de aliança entre Cristo e Sua Noiva, a Igreja. Jesus fez este voto à Sua Noiva: 

  • Que a vida de vocês seja isenta de avareza. Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: ‘De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.’” (Hebreus 13.5 – NAA). 

O propósito de Deus para o casamento é ser uma imagem do Seu amor para um mundo que o observa. Quando os cristãos compreendem a visão de Deus sobre o casamento e o Seu propósito, eles têm casamentos mais fortes, famílias mais fortes e comunidades mais fortes. Eles crescem como casal, entendem-se e glorificam a Deus. 

O propósito de Deus para o casamento é ser uma luz nas trevas. Os casais devem revelar o amor de Deus num mundo que não O conhece, para que possam conhecê-Lo.  

Você está pronto para entrar em um amor mais profundo por seu cônjuge para que, juntos, possam construir uma família edificada sobre o forte alicerce de Cristo?  

(Adaptado: https://livingproof.co/resources/series-studies/) 

– Pr. Roberto Santos – Pastor Auxiliar