O generoso Deus nos doou a Salvação!
“Ao SENHOR pertence a salvação!” (Jonas 2.9)
Deus é tão bom que temos dificuldades para entender o Seu amor por nós, “podemos entender quando alguém morre por uma pessoa digna e como alguém bom e nobre poderia inspirar um sacrifício abnegado. Mas Deus demonstrou quanto nos ama ao oferecer seu Filho em sacrifício por nós quando ainda éramos tão ingratos e maus para com Ele”. (A Mensagem – Rm 5:7-8). Assim, estamos convencidos de que o amor de Deus por nós não é uma resposta a algum tipo de ação nossa, pelo contrário, “nós amamos porque Ele nos amou primeiro”. 1 João 4:19.
Esse mesmo princípio se aplica à salvação, acreditar que podemos conquistá-la com os nossos esforços é contrariar o testemunho da Palavra de Deus que diz: “vocês são salvos pela graça (favor imerecido), por meio da fé (confiança em Deus), e isto não vem de vocês, é dom (presente) de Deus; não por obras (esforço humano), para que ninguém se glorie”. Ef 2:8-9. A salvação é pura generosidade de Deus e caso alguém ainda duvide disso, segue outra citação bíblica que é clara o suficiente sobre o assunto: “‘… Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão’. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus”. Rm 9:15-16.
Mas como essa salvação é dada a mim e a você? Existe algum caminho a percorrer? A resposta é “sim”, e o caminho se chama Jesus Cristo. A “salvação” é mais do que um substantivo e também mais do que um conceito, ela é uma pessoa, Jesus Cristo. Pois “não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. At 4:12. Logo, a única maneira de sermos salvos é crendo na obra realizada por Jesus Cristo, a qual consiste na sua total obediência à lei de Deus e entrega de si mesmo para ser sacrificado por nossos pecados (Gl 1.4). Contudo, a obra de Jesus não se limitou ao sacrifício, antes Ele venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia, conquistando a vida eterna para todos os que creem nEle (Jo 3.16).
Assim, a salvação vem pela invocação do nome do Senhor (Rm 10.13), mas como os eleitos de Deus chegarão ao pleno conhecimento dessa obra para que o invoquem de todo o coração? A resposta vem com o texto a seguir: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: ‘Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!’” (Rm 10:14-15). Ou seja, é através da comunicação do Evangelho, a boa notícia que Deus doou a salvação por meio de Jesus Cristo. E não é só isso, apesar de sabermos que com a salvação nós fomos poupados do juízo eterno e estaremos para sempre com Deus, e isso é maravilhoso, ainda assim não podemos imaginar como será extraordinário a nossa eternidade, como está escrito: “… Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (2 Co 2.9).
Portanto, agradeça a Deus pela salvação e viva para agradá-lo, pois foi para isso que Ele nos chamou.
Pr. Iury Guerhardt | priury@oitavaigreja.com.br