Menu

Estudos e artigos

O Doador da Adoração

“Abel por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou de bom grado Abel e sua oferta”. Gênesis 4.4

“A verdadeira adoração a Deus deve prevalecer sobre tudo aquilo que fizermos nesse mundo. Tudo deve ser realizado para a Glória de Deus”. Sidney Hugo

Abel ofereceu o seu melhor a Deus, suas primícias em adoração, as quais foram aceitas e recebidas por Ele. Que linda atitude! Quem somos nós, para que Deus nos entregasse o privilégio da adoração?

Podemos adorar em todo tempo por meio de nosso louvor, jejuns, ofertas e trabalho. Ele não tinha a necessidade de nos conceder tal dádiva, mas o fez porque sabia que a adoração nos aproximaria D’ele e nos traria um indescritível prazer.

Adorar é encurvar-se diante de Deus

A bíblia está repleta de versículos que vinculam a idéia de adorar à prostrar-se ou ajoelhar-se diante de Deus. A palavra hebraica hitawa significa prostrar-se ou ajoelhar-se diante de Deus. Quando examinamos a Bíblia, descobrimos muitos exemplos: “E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou” (Êxodo34.8). Isto não significa que devemos literalmente encurvar-nos com o rosto em terra cada vez que adoramos a Deus, ainda que esta ação sempre acontecesse em todos os atos de adoração mencionados na Bíblia. O Ato de encurvar-se expressa mais do que uma demonstração de amor por alguém. Se você ama seu esposo ou sua esposa, não se prostra diante dele(a) ou curva-se com rosto em terra. Ora, a atitude de prostrar-se significa respeito. Prostrar-se diante de alguém significa reconhecê-lo como seu SENHOR. É a afirmação de que você é seu servo. Ele dá ordens e você tem que obedecê-las.

Adorar é Servir

Tudo que somos e possuímos pertence a Deus; por conseguinte, somos servos D’ele. Um exemplo desse conceito é encontrado em Mateus 4.10, o que relata a ocasião em que Jesus foi tentado: “Jesus lhe disse: Retire-se Satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a Ele preste culto”. Parece, então, que adorar a Deus de maneira bíblica implica reconhecermos que Ele é o nosso Senhor e que temos de servi-lo com nossa vida. Se quiséssemos uma breve definição de adoração, poderíamos dizer:
“Adorar a Deus é reconhecê -lo como nosso Senhor, tanto nas palavras quanto nos atos”. Um coração adorador rende-se a Deus, o Grande Doador, em eterna gratidão. Os ímpios não podem verdadeiramente experimentar dessa condição porque não entregam a Deus a sua adoração, mas em egoísmo a oferecem a Mamon (deus do dinheiro) e à sua própria carne.

Deus ama você incondicionalmente. Por isso, seja grato, entregando a Ele e somente a Ele, toda a sua sincera adoração, momento a momento. Leve outros a também descobrirem esse grande privilégio. Você tem adorado a Deus de todo seu coração?

Pr. Carlito Paes | PIB São José dos Campos