Menu

Estudos e artigos

O Deus eterno nos doou a sua palavra

Deus propiciou todos os meios para que os Seus filhos vivessem de tal modo que O agradasse. Ele nos doou a Sua palavra.

A Bíblia sagrada foi escrita por um período de mais de 1600 anos e abrangeu três continentes, África, Ásia e Europa. Deus fez uso de mais de quarenta pessoas distintas e três línguas, – Aramaico, Hebraico e Grego para escrevê-la. Há um tema central em toda a Bíblia – A glória de Deus na salvação dos Eleitos. O autor é Deus, o assunto é Jesus Cristo e o intérprete é o Espírito Santo.

A Bíblia Sagrada teve sua origem no próprio Deus. Foi Ele quem a inspirou e a revelou no coração dos seus servos. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” 2 Tm 3. 16

A Bíblia Sagrada é Viva. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” Hb 4.12. A Palavra do nosso Deus é suficientemente viva a ponto de ser aplicada em qualquer coração e em qualquer época. Ela é sempre atual.

A Palavra de Deus gera vida. Não apenas a contém, mas a transmite. “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.” Jo 6.63. Por meio da Sua Palavra experimentamos nova vida quando cremos em Jesus Cristo. A Palavra tem em si o poder de transformar em uma nova pessoa. O Espírito Santo utiliza-se da Palavra para produzir novo nascimento. A única forma de se tornar filho de Deus é ser gerado pela Palavra. Em João 1:12 diz: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem em seu nome.”

A Palavra de Deus sustenta a vida espiritual. A vida exige alimento, e a Palavra de Deus é esse alimento. Pedro disse: “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para a salvação”. (I Pedro 2:2). Se desejamos crescer espiritualmente precisamos nos alimentar da Palavra de Deus.

Ao meditarmos em sua Palavra somos fortalecidos e isso nos habilita a vencermos as tentações diárias. A meditação na Palavra de Deus nos mantém distantes do pecado.

A Palavra de Deus ameaça as forças do mal. Em meio ao caos do dia-a-dia, nada mais salutar e apropriado que pronunciar a Palavra de Deus. Jesus fez uso da Sua palavra para repelir a ação de Satanás. Semelhantemente, podemos semear vida, paz, harmonia, nos múltiplos ambientes em que entramos ao proclamarmos, audível ou silenciosamente, a Palavra de Deus.

Portanto, precisamos estudá-la, honrá-la, meditá-la, praticá-la.

Pr. Roberto T. Santos | prroberto@oitavaigreja.com.br