JESUS E AS FINANÇAS
Este é mesmo um tema sugestivo. O assunto “vida financeira” está na pauta de muitas conversas que tenho tido com amigos nos últimos tempos. Creio que isso se deve ao fato de que o assunto influencia drasticamente diversas áreas das nossas vidas: necessidades, projetos, sonhos, etc. Sem dúvidas, cada um de nós precisa buscar desenvolver uma vida financeira saudável, e isso inclui boa administração. No entanto, para nós que cremos no Senhor Jesus, o cuidado precisa ser ainda maior. Jesus, quando falou sobre o fato de que ninguém pode servir a dois senhores, tratou sobre dinheiro. Isso mesmo. Ou somos servos de Deus ou servos do dinheiro. Se vivemos pensando somente em dinheiro, não vivemos para Deus.
Imagine se o nosso sustento dependesse de nós mesmos? É claro que precisamos levantar cedo, nos dispor, trabalhar com zelo e competência, administrar bem nossas receitas para que haja equilíbrio financeiro em nossas casas. Mas, por outro lado, quem garante que estaremos de pé amanhã? E se porventura tivermos despesas inesperadas e emergenciais que consumam todas as nossas reservas? E se amanhã já não houver mais trabalho?
Cresci em um lar cristão. Meus pais sempre ensinaram a mim e ao meu irmão a orarmos na hora das refeições, agradecendo a Deus pelo sustento de cada dia. Confesso que aquilo parecia confuso. Meus pais trabalhavam todos os dias e, por isso, tínhamos dinheiro para comprar pão. Por qual razão então eu precisaria agradecer a Deus pelo sustento? Aprendi que o trabalho é a parte que Deus deixa conosco, mas que o sustento é a parte que só cabe ao Senhor. O que isso quer dizer? Se hoje houver emprego e força para trabalhar, o Senhor mostra Sua fidelidade, nos sustentando por meio do nosso trabalho. Mas, se porventura amanhã nos faltar força, emprego ou salário, haverá sustento, mesmo que para isso Deus tenha que fazer chover pão dos céus e jorrar água das rochas.
Jesus fala sobre isso. Não há motivo algum para que seus filhos vivam ansiosos. Se você tem vivido com medo de amanhã não ter o que comer nem com o que se vestir, abra as janelas da sua casa e contemple o canto dos pássaros e o desabrochar das flores. Você pode fazer isso hoje mesmo. Ao ouvir o som de seu canto e ao ver os jardins floridos, lembre-se: Se o Senhor cuida tão bem dos passarinhos e das plantas, quanto mais cuidará de nós, Seus filhos.
Não devemos servir ao dinheiro. Devemos servir ao Deus dono de todas as coisas. Não devemos viver com medo do amanhã. Devemos crer que Aquele que por nós entregou o Seu próprio Filho cuidará de nós, porque é Deus fiel.
Pr. Israel Abreu ∙ Pastor Auxiliar