Menu

Estudos e artigos

FIEL EM MEIO ÀS PRESSÕES

Quando olhamos para a natureza, é difícil encontrar algo que seja inalterável. Até a pedra que é dura pode ser partida pela água que insiste em golpeá-la, daí temos o famoso ditado: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Neste caso, se formos pedra, algum dia podemos ser partidos ou moldados pelo ambiente hostil; se formos a água, concluiremos que, se permanecermos firmes em nosso propósito, atingiremos o nosso objetivo. Vejo que esta foi a convicção de Daniel e que ela o permitiu manter a sua fidelidade, ele afirmou de forma firme e resoluta: “não serei contaminado com as refeições servidas pelo rei” (Daniel 1.8).

Daniel, juntamente com os seus três amigos, Hananias, Misael e Azarias, demonstrou que é possível manter a fé e a obediência mesmo em situações extremas. Eles estavam no império inimigo e por serem bonitos, jovens, saudáveis e inteligentes, foram selecionados para servirem o rei. Para tal, viveriam no palácio, aprenderiam a cultura e a língua dos caldeus. Aos olhos dos reis, Daniel demonstrou grande sabedoria ao ser capaz de descobrir os significados dos sonhos, mas ele deixa bem claro que este dom de revelação vinha de Deus (Dn 2.22:28). Daniel foi reconhecido, recebeu presentes e tornou-se governador de toda província da Babilônia e, com sua influência, os seus amigos se tornaram responsáveis pelos negócios da província. Como líderes no reino, eles deviam lealdade ao rei, contudo, tiveram que lidar com situações difíceis em que teriam que escolher entre honrar ao rei ou honrar a Deus. Eles não pensaram duas vezes, escolheram obedecer a Deus. Em um primeiro episódio, os amigos de Daniel foram jogados em uma fornalha em alta temperatura, mas foram poupados por Deus e milagrosamente não sofreram nada, o fogo não os queimou. Em um segundo episódio, alguns líderes invejosos fizeram uma armadilha que, envolvendo o rei, acabaram sentenciando Daniel a ser lançado em uma cova com leões famintos, porém, mais uma vez, o poder de Deus se manifestou e Daniel não sofreu nada de mau.

Como ser fiel como Daniel e seus amigos?

1) Tenha uma decisão firme Tudo começa com a decisão que tomamos em nosso coração. É dentro de nós que travamos as maiores lutas, por isso precisamos vencer internamente primeiro. Decida-se ser de Jesus!

2) Tenha valores absolutos É impossível fazer o que é certo se não souber diferenciar certo de errado. É muito importante conhecer a vontade de Deus e seus mandamentos, pois quando você for confrontado saberá qual atitude agradará a Cristo.

3) Tenha mentores espirituais A melhor coisa é quando os primeiros e principais mentores espirituais são os pais. Pais devem ensinar os seus filhos a amarem a Deus e a crerem em Jesus como o Senhor e Salvador. Daniel demonstra ter tido seus pais como referência quando ora no capítulo 2, versículo 23: “A ti, ó Deus de meus pais…”. Ele se dirige a Deus fazendo referência à fé dos seus pais, ou seja, a sua formação espiritual foi moldada pelo ensino e exemplo deles.

4) Tenha coragem Se você já tomou a decisão de ser de Cristo, firmou-se em princípios e valores absolutos por meio do estudo pessoal e de mentores espirituais, chegou a hora de agir. Não tenha medo de se posicionar. Tanto Daniel como seus amigos não se deixaram intimidar com ameaças, mas escolheram obedecer a Deus até o fim. Faça dessa maneira também, pois quem se humilha debaixo da mão de Deus será exaltado em tempo oportuno (1Pe 5.6).

Assim como os amigos de Daniel passaram pela fornalha sem qualquer dano, também podemos ser aprovados quando enfrentarmos pressão, hostilidade e tentações. Para isso, temos que crer no mesmo Deus que os livrou, o qual se revelou em Jesus Cristo, seu filho, e habita em nós por meio do Espírito Santo.

Não se esqueça, mas creia de todo coração: “maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” ( 1 Jo 4.4).

Pr. Iury Guerhardt

Pastor Auxiliar