Cuidando uns dos outros através dos dons espirituais
Pr. Iury Guerhardt
“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”. 1 Coríntios 12:7
Você já ouviu o ditado: “uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto”? Faça um exercício em casa, tente lavar as mãos individualmente e lavar o rosto sem as mãos. Certamente, só de imaginar você já percebeu que a tarefa não é fácil. Quando as mãos decidem cuidar uma da outra o resultado é fantástico, pois não só ficam mais limpas e bem cuidadas como também podem cuidar melhor de outras partes do corpo.
No Ano do Cuidado, precisamos aprender a investir no cuidado mútuo. Na Bíblia temos dois capítulos, Romanos 12 e 1 Coríntios 12, que tratam do cuidado mútuo usando como ilustração o corpo humano e seus membros. O corpo (a Igreja) é de Cristo e os crentes são os membros desse corpo. “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” (Romanos 12:4-5). E ninguém sozinho pode ser o corpo de Cristo, pois o corpo é feito de muitos membros (ver 1 Co 12:14).
Se somos membros obviamente temos funções nesse corpo e estamos interessados no seu bom funcionamento, por isso devemos executar bem as nossas funções para que o corpo esteja saudável. No corpo, tudo deve funcionar com o máximo de mutualidade possível, pois a saúde de cada membro dependerá disso.
A Palavra de Deus nos dá uma lista de pelo menos 30 dons, dos quais a maioria é citada pelo apóstolo Paulo. Essa lista não esgota as possibilidades da manifestação do Espírito por meio de uma pessoa, mas os dons são citados para demonstrar que Deus usa os seus filhos de múltiplas maneiras com a intenção de edificar sua igreja e fazê-la caminhar na direção certa (1Co 12.7).
Vejamos essa lista de 30 dons espirituais: Romanos 12: 01) Profecia (pregação); 02) Serviço (ministério); 03) Ensino (mestre); 04) Exortação (estímulo à fé, encorajamento); 05) Contribuição (doação, generosidade);
06) Liderança (autoridade, governo, administração); 07) Misericórdia (simpatia, consolo, bondade); 1 Coríntios 12 adiciona: 08) Sabedoria (conselho sábio); 09) Conhecimento (falar com propriedade); 10) Fé (crer na intervenção divina); 11) Cura (sarar mágoas e doenças físicas); 12) Milagres (realização de grandes feitos); 13) Discernimento de espíritos (percepção espiritual); 14) Línguas (falar em outras línguas); 15) Interpretação de línguas (tradução de outras línguas); 16) Apóstolo; 17) Socorro; 18) Administração (governo, presidência, liderança); Efésios 4 adiciona: 19) Evangelista (missionário, pregador da salvação em Cristo); 20) Pastor (ministrar ao povo de Deus); Outros dons mencionados no Novo Testamento: 21) Celibato (continência, abstinência sexual); 22) Pobreza voluntária (desprendimento material); 23) Martírio (submissão ao sofrimento); 24) Hospitalidade (alegria em receber pessoas); 25) Missões (amor dedicado a outras culturas).
Outros dons observados por estudiosos: 26) Intercessão (oração, súplicas e louvor); 27) Libertação (batalha espiritual); 28) Criatividade Artística; 29) Habilidade Manual; 30) Música. Quantos dons! Será que em meio a tantos você conseguiu se identificar com alguns? Releia a lista, confira os textos, leia na fonte! Certamente, você tem responsabilidades no corpo que competem a você, pois assim desejou o Espírito Santo que em você habita, como está escrito: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”. 1 Coríntios 12:11.
Deus habita em nós (seus filhos) e age por nosso intermédio, por isso uma das formas de Deus cuidar das pessoas tem a ver conosco. Se você já faz parte da família da fé, não pode deixar de exercer os seus dons a favor dos seus irmãos; e se você ainda não faz parte, há também espaço e cuidado para você nessa família.
Que no Ano do Cuidado nos esforcemos para descobrir, desenvolver, exercer e multiplicar os nossos dons espirituais para cuidarmos melhor dos que estão bem perto de nós! E, não se esqueça da palavra MUTUALIDADE, quem cuida também precisa receber cuidados.