Coragem! Nossa Esperança é o Senhor
Esperança e coragem são duas atitudes que certamente caminham juntas. Só se enche de coragem quem espera, ainda que contra os fatos. Não precisa de coragem o general que tem milhares de soldados bem armados que se preparam para lutar contra algumas centenas de inimigos. Não precisa de coragem quem vai fazer uma jornada de milhares de quilômetros pilotando um carro potente. Ter esperança é acreditar que, mesmo diante de todas as improbabilidades, o desejado vai acontecer. E isto nos enche de coragem para dar o primeiro passo, bem como prosseguir, não importa o que aconteça.
O Salmo 33 é uma excelente fonte de esperança e coragem para aquele que se aproxima do Senhor. O salmista irrompe em alegria diante da presença de Deus, pois sabe que está diante daquele que pode transformar sua esperança em realidade. Vejamos porque:
Deus é justo (vs. 4,5) – O salmista diz que o Senhor “ama a justiça e o direito”, o que nos dá segurança para continuar fazendo e buscando o que é certo. Ainda que estejamos cercados de mentira e corrupção, sabemos que nosso Deus ama a justiça e não podemos nos acovardar diante da opressão.
Deus é o Criador (vs. 6-9) – Quando nos damos conta que “ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir”, entendemos que não estamos caminhando ao lado de um expectador passivo, mas Daquele que está acima de qualquer coisa que possa existir, pois de Suas mãos tudo veio à existência. Ele a tudo conhece e nada é capaz de intimidá-lo. E como Criador, nosso Deus conhece no mais profundo íntimo tudo o que nos cerca.
Deus é soberano (vs. 10-12) – Por mais que tudo indique o caminho da derrota, aquele que espera no Senhor sabe que Ele “frustra os desígnios das nações e anula os intentos dos povos”. Não há situação ou poder que está acima dos desígnios de Deus. E “feliz… o povo que ele escolheu para sua herança”.
Deus é misericordioso (vs. 18-19) – E se ainda temos dúvidas quanto a esses desígnios, esses versículos enchem o nosso coração de coragem para seguir adiante, pois “os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida”.
Deus é a nossa esperança (vs. 20-21) – Por fim, a declaração é explícita: “Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo. Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome”.
Parafraseando o Salmo 33, corajoso é o povo que colocou sua esperança no Senhor. Não seguimos adiante em um processo de negação das dificuldades que nos cercam. Seguimos com coragem num processo de afirmação Daquele que nos cerca.
Pr. Luís Fernando Nacif | prluis@oitavaigreja.com.br