Menu

Estudos e artigos

Como cuidar dos de fora

Eduardo Borges

 

Ao longo dos anos, a igreja evangélica tem dedicado grande parte de seus esforços para alcançar os de fora. Este é o cumprimento da Grande Comissão, dada por Cristo em Mateus 28.

A igreja evangélica é composta por evangélicos vindos de lares evangélicos e de pessoas que antes da conversão eram praticantes de outros ramos religiosos: católicos, espíritas agnósticos, ateus, satanistas, bruxos, feiticeiros, ciganos e vários ramos da linha esotérica e animista. Como eles foram alcançados? Quem os evangelizou? A história destas conversões pode nos ajudar no cuidado e alcance dos de fora? Sabe-se que mais de 90% dos crentes que vieram de outras religiões foram alcançados pelo evangelismo de relacionamento. Isto é, alguém próximo a eles é quem os levou aos pés de Cristo.

A grande pergunta é: o que estas pessoas fizeram para levar seus amigos para o Evangelho? Creio que a resposta pode ser dada com base em quatro atitudes práticas.

1) meus atos, isto é, testemunho.

A Bíblia se refere ao fato dos cristãos serem chamados de “felizes”. Quem fez este comentário estava observando o comportamento deles, certo? Quando falo de testemunho tomo como base o fato de que meus atos falam mais alto que as minhas palavras. Alguém já disse: pregue, se for preciso, use as palavras. Na Bíblia encontramos o exemplo claro na vida de Daniel. Ele resolveu não se contaminar com as finas iguarias do rei. E no capítulo 5 vemos o rei Belsazar sendo orientado a consultá-lo, pois a história do seu testemunho atravessava as paredes do Império. Quando nos convertemos e passamos a ter uma vida diferente da que vivíamos, as pessoas que nos conhecem podem dizer: ele era uma pessoa antes da conversão e outra muito melhor depois da conversão. No meu caso particular, a mudança de vida do meu irmão Henrique foi um fator determinante no meu desejo de conhecer o Evangelho. Ele realmente mudou muito após a conversão. Patrão, a Bíblia o orienta a ser um bom patrão. Empregado, a Bíblia te orienta a ser o melhor funcionário possível. A Bíblia fala sobre o comportamento de maridos, esposas, filhos, governantes, etc. Pequenos gestos podem provocar grandes mudanças.

2) minhas mãos, isto é, ação social.

A fé sem obras é morta. Com as obras eu demonstro a minha fé. Não somos salvos pelas obras, mas somos salvos para realizá-las. O grande pecado de Sodoma e Gomorra foi não cuidar dos pobres e dos necessitados (Ez 16:48-49). As pessoas sempre associam o pecado destas cidades, relatados em Gênesis, com prostituição, lascívia e pecados da carne. Ezequiel nos traz a revelação de que estes pecados eram frutos do egoísmo demonstrado por seus habitantes. Cuidar dos enfermos, encarcerados, mendigos, asilos, creches, órfãos, viúvas, pobres e necessitados faz parte da rotina de quem ama a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Aqui, na Oitava, temos mais de 15 trabalhos sociais abraçados pela AWISO. Trabalhos sociais que envolvem muitas áreas de carência comprovada. Informe-se. Veja qual destas áreas atrai mais você. Não fi que de fora. O trabalho social da Igreja deve ser feito por todos os crentes.

3) minha boca, isto é, evangelismo.

Pregue, inste, quer seja oportuno ou não. A Bíblia nos orienta a não perdermos oportunidade de pregar o Evangelho. Nós, os crentes, temos que pregar insistentemente o Evangelho da salvação. Precisamos usar todos os recursos e oportunidades para evangelizar sem nos tornarmos uma pessoa chata, maçante e inconveniente. Paulo pregava com ousadia, com entusiasmo, não perdia oportunidades, e fazia isso com sabedoria.

4) meu coração, isto é, amor.

As pessoas sabem quando você faz alguma coisa por interesse e quando o que o motiva é o amor. Não seja falso. Ame-as de verdade, com toda a força do seu coração. Deus é amor e deseja que amemos o nosso próximo como devemos amar a nós mesmos. O Amor foi a grande marca da igreja. O Amor colocou o império Romano de joelhos. Que em cada um de nossos atos, que cada gesto de minhas mãos e que cada palavra de minha boca seja acompanhada de um amor sincero, genuíno e fraterno. Cuidemos dos de fora, sem nos esquecer de que precisamos também cuidar dos de dentro de casa. Olhe ao seu lado. Alguém pode estar precisando de você neste instante. Em Cristo.