Menu

Estudos e artigos

Alegria do Espírito Santo

“Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” (Atos 13.52 – NVI)

 

A Bíblia afirma que a alegria é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22). Quando vivemos a vida cristã normal, somos alegres e felizes, a despeito das circunstâncias. A alegria é marca de uma vida santa, real, verdadeira, cheia do Espírito Santo.

As vicissitudes geram preocupação, mudam o foco e estagnam as pessoas.  Quando os contratempos, as enfermidades, as privações, as necessidades e as perseguições se arrastam por um interminável período, as pessoas se abatem, sofrem e, as vezes, se entristecem. Já outros são acometidos por um sentimento de desistência, quando perdem a perspectiva da própria vida.

Tornar-se cristão não o brinda dos problemas, mas o reveste de alegria e paz que o mundo não pode dar. O mantém ligado à fonte da alegria, que é Cristo, por meio do Espírito Santo. Experimente um derramar do Espírito de alegria em sua vida.

Entretanto, para um cristão genuíno, que verdadeiramente nasceu de Deus,  apesar de todas as provações as quais está sujeito (João  16.33), que inclusive podem entristecê-lo, ele possui, diferente daqueles que não nasceram de novo, um grande motivo para se alegrar ‒ a certeza de ter o seu nome escrito no livro da vida (Lucas 10.17,20). Ter fé no coração, a certeza de perdão, a presença do Espírito e a garantia da eternidade, sobrepõem a qualquer outra fonte de tristeza e de preocupação.

Tornar-se cristão não o brinda dos problemas, mas o reveste de alegria e paz que o mundo não pode dar. O mantém ligado à fonte da alegria, que é Cristo, por meio do Espírito Santo. Experimente um derramar do Espírito de alegria em sua vida. O Senhor acrescentava a igreja, dia a dia, os que iam sendo salvos (Atos 2.47). O crescimento dessa igreja não é forçado, artificial, resultado de propaganda, mas natural, espontâneo e constante.

Os crentes cheios do Espírito Santo transbordam de alegria, mesmo quando enfrentam perseguições (Atos 13.48-52).

Cada crente deve buscar essa plenitude do Espírito; a igreja toda deve transbordar de alegria no Espírito Santo em suas celebrações!

 

Pr. Roberto Teixeira Santos | prroberto@oitavaigreja.com.br