Menu

Estudos e artigos

A necessidade da plantação de igrejas

Pr. Amauri Costa

 

Podemos ver no livro de Atos a ação do Espírito Santo cumprindo a missão para a qual foi enviado, segundo os ensinos de Jesus, Ele seria o guia de seus seguidores. O Espírito é o representante de Jesus, é continuador de sua obra, por isso quando Jesus sobe assunto aos céus, o Espírito é derramado sobre os discípulos e passa a guiá-los. A subsistência dos discípulos está garantida por esta presença do Espírito Santo. À reunião do grupo de discípulos é dado o nome de Igreja. E a começar de Jerusalém, os grupos foram formados em várias outras cidades.

Podemos nominar em Atos cerca de 30 igrejas, fora as menções no plural como feitas às igrejas da Judéia, Samaria, Galiléia, Síria, Cilícia, Macedônia e outras. Isso nos leva a deduzir que em cerca de 30 anos da história narrada em Atos, no mínimo centenas de igrejas foram plantadas em três continentes: Ásia, Europa e África.

Jesus ordenou que se fizessem discípulos de todas as nações, e o Espírito Santo guiando os discípulos adotou a estratégia de organizar igrejas para que o discipulado fosse efetivado. Plantar igrejas é obra do Espírito Santo, o fenômeno descrito em Atos nos aponta para isso. As condições eram desfavoráveis, mas a igreja cresceu de forma explosiva, houve conversão de cidades inteiras como Lida e Sarona, grandes e pequenas igrejas foram formadas, autoridades religiosas e políticas foram alcançadas. Não resta dúvida, é obra do Espírito Santo. A missão de cada discípulo é multiplicar discípulos, logo a missão de cada igreja é multiplicar igrejas. Esta era a visão das igrejas plantadas na narração de Atos, e deve ser a de cada igreja hoje.

Considerando o exposto, quero fazer então três afirmações sobre porque é necessário plantar novas igrejas:

Plantar igrejas é projeto do Espírito Santo guiando os salvos

É visão do Espírito de Deus, então deve ser a nossa. A igreja local é ferramenta na mão de Deus para congregar os salvos, cuidar deles, e também para alcançar os de fora, os que ainda não são discípulos de Jesus e serão levados a ser. Plantar igrejas é trabalhar com o Espírito Santo naquilo que é mola mestra em seu ministério.

A igreja precisa de novas igrejas

Temos que pensar em termos de taxa de natalidade e mortalidade, morrem e nascem pessoas todos os dias, e se nascem mais que morrem está no ciclo normal de preservação da humanidade. Morrem e nascem igrejas locais sistematicamente, e a lógica é a mesma, temos que ter mais igrejas nascendo que morrendo para que tenhamos um alcance cada vez maior em nossa geração e ainda levar a tocha da fé à próxima.

O mundo precisa que plantemos igrejas

Os seguidores de Jesus são sal e luz, e a terra precisa destes dois elementos. Multiplicar igrejas é aumentar

o sal e intensificar a luz. Nossas cidades apodrecem debaixo do poder das trevas, e o que Deus vai usar para deter este apodrecimento e domínio das trevas é a presença da igreja. Como a feitiçaria e imoralidade foram freadas em Éfeso com a plantação de uma igreja ali segundo Atos 19, há muitas outras expressões do mal a serem barradas pela presença da luz que é refletida de cada igreja existente ou que virá a existir na cidade, por isso cada cidade e cada grupo social precisa de novas igrejas.

Se quisermos fazer o bem a uma cidade ou localidade, podemos começar plantando ali uma igreja. Se quisermos alcançar certos grupos da sociedade, o melhor é plantar uma igreja entre eles. Como Oitava Igreja, temos cultivado a visão de sermos bíblicos, contemporâneos, acolhedores de pessoas, presentes na cidade e parceiros na evangelização do mundo, e por isso, investimos na plantação de novas igrejas. Nosso Conselho Missionário tem investido no sustento de missionários transculturais para que novas igrejas sejam estabelecidas. A Oitava Igreja planta diretamente ou com parcerias dezoito novas igrejas e possuímos hoje através do nosso Conselho de Plantação de Igrejas (CONPLAI), vinte projetos em andamento que pelo mover do Espírito Santo, cremos que se tornarão igreja em breve. Quando olhamos para o mundo vemos o tamanho do desafio de plantação de igrejas.

Quando olhamos para a Bíblia em Atos vemos o Espírito Santo em ação e fica claro o que ele pode fazer num curto espaço de tempo, nos enchemos então de expectativa e ânimo para que, sob seu comando, cumpramos a missão de plantar novas igrejas em toda parte.