A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DAS CRIANÇAS
Judô, ballet, aula particular, reforço escolar. Na preocupação de cada pai zeloso, as áreas de evolução da criança. O futuro delas não sai da cabeça. Às mães, a proteção. Pais e mães eternamente se extenuando em fazer os filhos progredirem.
Uma busca por sucesso, estabilidade emocional, interação social, independência. Seja em culturas distantes ou em qualquer lugar do mundo, toda família faz da vivência da criança uma escola para a vida e se esforça para que cada uma delas se desenvolva a contento. É o esforço de cada pai e mãe responsável. Porque têm aqueles que só reproduzem mesmo. Como bichos… aliás, nem os animais geram e deixam suas crias soltas no mundo.
Refletindo sobre o tempo da modernidade e sobre a criação cotidiana, pouca coisa mudou. Pais e mães preocupados com áreas materiais e imateriais das crianças. Em um tempo materialista, que há muito iniciou, o desejo é de resolver áreas que façam da criança um adulto independente, rico ou que pelo menos se sustente.
Pais buscam então o desenvolvimento escolar para que redunde diretamente na vida profissional. E a educação vira apenas um objetivo materialista e raso. A preocupação com a cognição da criança se torna algo pragmático para fins financeiros, e quando buscamos tratar do espírito a bagunça aumenta.
Querem ter filhos equilibrados emocionalmente, preocupando com amizades e meios sociais, mas sem observar se o próprio filho é o problema. Buscam amigos do mesmo meio e até mesmo a igreja, na esperança de que sua criança tenha “boas influências”, achando que apenas o contexto social dará instrução moral para o ser em crescimento.
É mais que isso, meus irmãos. O pecado jaz em nós, desde a infância.
Somente o Evangelho poderá sanar a alma humana. Somente a Palavra de Deus dará direção integral à vida dos nossos filhos. Na instrução da vida, o Evangelho precisa ser ensinado e vivido desde tenra idade.
Foi assim no discipulado de Timóteo. Sua avó Loide e sua mãe Eunice foram essas “pedagogas” da vida com o maior e melhor conteúdo programático que uma pessoa possa ter em sua formação: as Sagradas Escrituras.
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.”
(2 Timoteo 3.14-15)
O jovem pastor agora instruído não recebe os conselhos como se fossem novidade ou uma nova etapa de vida. O Evangelho continua sendo sedimentado pelas palavras que foram dadas desde sempre. Desde a infância. A Palavra de Deus que orienta e é ferramentada pelo Espírito Santo faz do homem e da mulher tudo aquilo que foram formados e projetados a serem. Não somente pessoas de sucesso, gente de bem e próspera em tudo o que realiza.
A Palavra de Deus, que aponta o sacrifício do Filho bendito e que nos salvou, faz de todo aquele que crê um eterno filho de Deus. É o que fomos feitos para ser; muito além de grandes profissionais, bons atletas, estudantes brilhantes ou homens das ciências. Deus nos chamou a sermos d’Ele. Parte desse processo é responsabilidade nossa.
– Pr. Bruno Barroso – Pastor Auxiliar