A família é de Deus!
A família, pai, mãe e filhos é o bem mais precioso que Deus nos deu. Não podemos levá-la de qualquer jeito, seja por uma posição na sociedade, sucesso na profissão, dinheiro, poder, por nada devemos deixá-la em segundo plano. Precisamos entender que tudo o que diz respeito a nossa vida passa pela família, uns dependem dos outros. Qualquer inversão nesses valores traz consequências terríveis e o preço a ser pago é alto demais.
O grande desafio do homem e da mulher pós moderno que formam uma família é a criação dos filhos. O mundo evolui numa velocidade alucinante o que aumenta o choque entre as gerações. Claro que antes também acontecia esse choque, mas as ideias, os valores, as informações, a vida enfim, passava mais devagar, o mundo era mais distante. Hoje não, a globalização diminuiu o mundo, aproximou as pessoas, barreiras foram derrubadas em todos os sentidos, o mundo entra na nossa casa, para o bem e para o mal. Faz parte da missão do pai e da mãe estarem atentos e ter muita sabedoria para acompanhar a velocidade da evolução.
A missão dos pais começa em casa. E quando se trata de pais cristãos que temem a Deus, a responsabilidade é muito maior. Os filhos precisam ser ensinados nos caminhos do Senhor e não há outra maneira de ensiná-los nesse caminho a não ser caminhando junto com eles. O que os pais fazem vai ficar marcado para sempre na vida da sua família. Se servirem a Deus diligentemente é isso o que os filhos vão ler, se servirem a Deus de qualquer jeito, é isso também que eles vão ler, e imitar. No livro de Juízes tem um alerta importante que nos dá respaldo para o a preocupação de hoje: “Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos… Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que Ele havia feito por Israel.” (Juízes 2:8-10). Faltou quem compartilhasse, quem ensinasse no caminho por onde eles deveriam andar.
Em outro livro da Bíblia, em Jó 1.5, vemos a grande preocupação de um pai em relação aos filhos com Deus. Ele tinha o cuidado, depois das festas, de chamá-los para que se purificassem e ainda oferecia holocausto em nome de cada um, caso houvessem pecado. E diz mais, que ele fazia isso constantemente, era um procedimento habitual. O maior investimento que os pais podem fazer na vida dos filhos é ensiná-los quem é o Senhor. Esse conhecimento vai fortalecer a fé deles por toda a vida e ajudá-los a tomar decisões certas.
Outro ponto importante para a família é a sua proteção. Os pais são os vigias que Deus colocou sobre os filhos para defendê-los de ataques daqueles que querem capturá-los. A Bíblia fala que o mundo jaz no maligno e também que é preciso ter cuidado com o inimigo que comparado a um leão está ao derredor buscando a quem tragar. A intercessão pela família ergue um muro de proteção ao seu redor porque só Deus é refúgio e proteção, Ele é quem livra do homem mau e traiçoeiro e é capaz de dar cobertura final a qualquer tipo de segurança que tenhamos planejado. Como uma liga de aço, a proteção do Senhor envolve, veste como uma armadura e livra dos ataques do inimigo.
Toda família plantada e regada com amor permanece. Primeiro pelo amor de Deus e segundo pelo amor entre seus membros. É a casa construída sobre a Rocha, vem os ventos, as tempestades, mas a casa não cai porque Deus a segura. Se cremos que a nossa vida está nas mãos de Deus então nossa família também está. Confiando no Senhor vamos deixá-Lo dirigir os nossos passos e encher o nosso coração de esperança pelo futuro.
Nina Targino | mltargino@hotmail.com