Menu

Estudos e artigos

2012 O Ano do Cuidado

Às portas de um novo ano é bom rever o que aprendemos e constatar o que já era fato: como fomos cuidados por Deus e pela Igreja, e como precisamos cuidar dos outros e de nós mesmos.

Cheguei ano passado para pastorear na equipe do Pastor Jeremias. Até então não tinha trabalhado um ano inteiro em cima do mesmo tema. Foi um grande desafio pensar em 52 maneiras diferentes de trabalharmos o CUIDADO com a igreja. Ao longo do ano aprendemos sobre o CUIDADO DE DEUS, CUIDADO DE SI MESMO, CUIDADO COM A FAMÍLIA, CUIDADO COM OS DE FORA, CUIDADO UNS COM OS OUTROS. Cinco grandes temas que se fizeram presentes em nosso púlpito, em nossos GCOIs (Grupos de Crescimento da Oitava Igreja) e em nossos GPs (Grupos Pequenos).

O CUIDADO foi a base de grande parte de nossas conversas, de nossas orações e de nossos sonhos. Quando pensamos no tema CUIDADO para a Oitava Igreja, o que movia o coração da equipe pastoral e do Conselho da igreja era o desejo real de pastorear e acompanhar o rebanho. Em uma igreja do tamanho e da complexidade da Oitava, este é um grande desafio. Mas não desanimamos diante daquilo que nos propusemos a fazer. Duas coisas importantes eram absolutamente necessárias: Trabalhar muito e ensinar à igreja a respeito da responsabilidade do cuidado.

Se você prestou atenção, viu que O CUIDADO UNS COM OS OUTROS foi o tema do nosso final de ano, ou seja, depois de termos aprendido, vamos colocar em prática.  Se era óbvio que o cuidado uns com os outros deveria ser o tema do final do ano, também era muito claro para todos nós que o primeiro tema deveria ser O CUIDADO DE DEUS. Se Deus, Todo-Poderoso, se preocupa em cuidar de nós, em pequenos detalhes e em grandes sonhos, como é que nós não faremos o mesmo?! Deus mostra que o Seu cuidado não é um cuidado prometido ou só de palavras. Deus promete cuidar e cuida de verdade. Cuida tanto, que envia Jesus para morrer na cruz para nos salvar. Somente um Deus que cuida de verdade faz o que fez.

Mas quando olhamos para a Bíblia percebemos que Deus tem uma grande ordenança para cada um de Seus filhos: CUIDAR DE SI MESMO. Foi uma época tão especial, pois profissionais de nossa igreja publicaram matérias sobre como melhorar a saúde, como se alimentar e se exercitar de forma correta. Os boletins foram riquíssimos e descobrimos muita gente competente aqui na igreja que se dispôs a ajudar o próximo. (Lucrécio, muito obrigado por tudo).

“Colhemos, ao longo deste ano, muitos frutos preciosos. Recebemos mais de 300 novos membros. Famílias inteiras voltaram para a igreja, jovens desviados voltaram à comunhão e muitos não crentes ouviram a Palavra de Deus. Obrigado Deus, por cuidar de nós, mas muito obrigado Deus, por nos ensinar que precisamos cuidar melhor de quem está ao nosso lado e cuidarmos melhor de nós mesmos.”

Mas quando falamos de cuidado, sabemos também que a Oitava Igreja tem um compromisso assumido com as nossas famílias. O CUIDADO COM A FAMÍLIA foi a base de nossa primeira grande campanha de mobilização de GCOIs e GPs, utilizando toda a estrutura da igreja como apoio. Vídeos, palestras, lições, material de primeira qualidade, foi produzido para que em cada família da igreja pudéssemos semear uma excelente semente. Palavras inspiradoras, desafiadoras e um desejo de ver, ao final da campanha, famílias fortalecidas e lares com reuniões semanais de oração. Foi uma grande conquista. Os frutos desta campanha estão sendo colhidos até os dias de hoje.

Se um de nossos valores básicos é o cuidado com a família, outro valor que não negociamos é o evangelismo. O CUIDADO COM OS DE FORA foi uma chamada à nossa responsabilidade com o não crente. Não podemos nos concentrar apenas em alimentar o rebanho, mas é preciso ganhar novas ovelhas, para serem pastoreadas.  Somos muito bons no “igrejismo”, ou seja, em cuidar dos que vêm nos visitar, mas somos ainda deficitários em nosso “EVANGELISMO”, que implica numa ação direta em estabelecer contato com não crentes e apresentarmos a eles o Evangelho da Salvação.  As mensagens do púlpito foram exortativas. Recebemos muitos “puxões de orelha”, mas o resultado foi que os GCOI’s começaram a receber não crentes como em nenhuma outra época do ano, e os encontros/acampamentos Retiro com Deus ficaram super lotados, superando todas as nossas expectativas. Percebia-se claramente que o que era ministrado, a igreja vivia no dia à dia.

Colhemos, ao longo deste ano, muitos frutos preciosos. Recebemos mais de 300 novos membros. Famílias inteiras voltaram para a igreja, jovens desviados voltaram à comunhão e muitos não crentes ouviram a Palavra de Deus.

Obrigado Deus, por cuidar de nós, mas muito obrigado Deus, por nos ensinar que precisamos cuidar melhor de quem está ao nosso lado e cuidarmos melhor de nós mesmos. Feliz ano novo a todos! Que 2013 seja um ano vivido aos pés de Jesus, servindo-o, amando-o, obedecendo-lhe.

 Pr. Eduardo Ribeiro Borges