Menu

Estudos e artigos

Pregadores de uma história só

Fomos comissionados! Todos nós, enviados. Não há desculpa nem motivo para esperar uma voz ou um raio do céu. Fomos chamados! Não precisamos mais ter um anúncio para cumprirmos a ordem! Devemos pregar o Evangelho! Anunciar aos quatro cantos que há esperança e que a vida segue o curso predito: Jesus voltará!

O decurso da jornada até aqui comprova as Escrituras: a humanidade caiu. As consequências são confirmadas: o salário do pecado é a morte! A resposta ao anúncio do Evangelho é confiável: é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

O ser humano se adapta ao caos, acostuma com a podridão. Somos chamados ao anúncio das boas novas. Como um cavaleiro que corre de cidade em cidade anunciando que o Rei vem! O Rei vem! A morte tem seu fim! O Rei vem!

Essa é a notícia a ser dita. Não temos outra mensagem. Somos pregadores de uma história só. A história de como Jesus venceu a morte, trouxe vida e nos chamou a anunciar essa história. A humanidade perece e continuará em trevas a menos que cumpramos a ordem.

Para tanto, precisamos de integridade. Precisamos ser fiéis. Os grandes homens da história da igreja não esperaram uma voz audível para cumprir o chamado à Evangelização. Leram a Palavra: Ide! Creram em seu coração que o que está escrito é para que creiamos que Jesus é o filho de Deus e nisso somos também participantes neste ministério da reconciliação. Anunciar a mensagem e sermos parte na reconciliação do homem a Deus! Religar…

Há os que esperam o inusitado, um acontecimento que os façam ir, um local específico para alcançar, um povo selvagem a ser achado, algo de filme. O chamado já foi feito e anunciado. Algo mais simples, uma palavra escrita que espera uma resposta fiel e de fé. Como com Naamã. Não um rio ostentoso, não um evento apoteótico, mas um simples banho no Jordão. O chamado é assim, simples. Já foi feito. Não precisamos esperar mais. Precisamos entender este comissionamento e nos sentir honrados por mudar o mundo. Sim, nós mudamos o mundo.

Pregar o Evangelho é salvar vidas, mudar vidas, alterar a realidade, fazer do mundo um lugar habitável. Fazer da terra o céu. Fazer aqui na terra como no céu, um lugar onde a vontade de Deus é cumprida. Fazer o Cristo ser visto e honrado. Honra nossa em servir para isso.

Somos ferramenta e precisamos ser fiéis. Um prumo que marca a retidão. Um mensageiro que cumpre sua função. Integridade na evangelização. Sermos fiéis para cumprir este chamado e sermos fiéis na mensagem pregada.

É necessário também a fidelidade neste ponto. Sermos fiéis à própria mensagem. Não há como alterar o conteúdo. Tornar palatável para que possa ser ouvida. Só o Evangelho traz salvação e só Cristo pode ser pregado. Não tem curva, revés, mensagem adocicada ou alterada a ser pregada. O bom e único Evangelho: a mensagem que aquele que negar o Filho nega também a vida, e aquele que o Filho negar será negado diante do Pai. Dura mensagem de vida, porta estreita, único caminho.

A mensagem é a história de um povo que passa o tempo e a vida aguardando um Salvador. A mensagem é dizer que este salvador veio e que, agora, por causa Dele, somos povo também. A mensagem é levar vida e salvação aos desesperançados, aos aflitos e sobrecarregados. A mensagem é dizer que há poder, força e resposta para a vida. Ser fiel a essa mensagem é saber que ela carrega o poder de Deus. Salvação da parte de Deus. O Filho de Deus.

Ser fiel é cumprir o chamado sem esperar segunda ordem e crer no que está escrito. Ser fiel é pregar o que foi anunciado pelos profetas e apóstolos sem alterar uma vírgula ou til. Temos um legado. Temos uma mensagem. Já temos um chamado. Ide.

Pr. Bruno Barroso

Pastor Auxiliar