Menu

Estudos e artigos

ORAI SEM CESSAR

A ordem da Bíblia é clara: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos que se acham investidos de autoridades… para que tenhamos uma vida quieta e sossegada.” (1 Timóteo 2.1-2) 

Será que Deus se preocupa com o que chama de “coisas semelhantemente grandes” da vida? É claro que se preocupa. Se Deus se preocupa com as pequenas coisas da sua vida, por que razão não havia também de se preocupar com as grandes coisas – coisas que afetam toda a humanidade? Nada – absolutamente nada – está para além da Sua preocupação. E é por isso que você pode (e deve) orar pelo mundo e seus líderes. 

Há algum benefício em orar pelo mundo? Afinal de contas (poderia dizer), ainda temos guerras e problemas econômicos, políticos e sociais que ameaçam engolir-nos. Mas, e quanto pior eles seriam se não orássemos? Que nunca sejamos culpados de ignorar o nosso mundo e as suas necessidades esquecendo-nos de orar. A Bíblia lembra-nos para orarmos “sem cessar” (1 Tessalonicenses 5.17). 

Se alguma vez foi preciso orar pelo mundo e seus líderes, a hora é agora! É tempo de orarmos especialmente pela nossa nação – e não só no Dia Nacional de Oração, mas todos os dias. 

Durante esse tempo que temos vivido, tem sido difícil sentir algo que parece simples: a paz. São tantas guerras, brigas, entre outras circunstâncias que tem nos causado angústia e aflições. 

Claro que não podemos nos esconder dessas situações, afinal, o Senhor nos disse que passaríamos por momentos difíceis, mas Ele também nos aconselha em Sua Palavra a termos bom ânimo (João 16.33). Por meio de Filipenses 4.7 podemos crer que em Jesus recebemos a paz que excede todo o entendimento. Em Romanos 5.1, o apóstolo Paulo afirma que, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. 

– Pb. Denílson Maia – Presbítero