Menu

Estudos e artigos

O RICO E LÁZARO

Lucas 16 

Esse é um dos ensinamentos de Jesus que naturalmente mexem com as emoções. 

Dois temas, em especial, são responsáveis por causar isso: as riquezas e a morte. 

A humanidade de todos os tempos e épocas sofre a angústia de viver uma vida que é regida pela “segurança” e conforto proveniente das riquezas, e que se confronta com seu grande, temível e inevitável adversário, a morte. 

Não é de se espantar que um frio na barriga visite pessoas de qualquer idade e condição social quando o assunto é atravessar deste lado para o outro da eternidade. 

Essas lições de Jesus, tão impactantes, são preciosas, pois elevam a urgência de uma vida totalmente dependente dEle. 

Um despertar para os que o temem. 

As riquezas desse mundo não são suficientes para construir a ponte para a Salvação. 

O Rico tinha dinheiro, ostentação, vestes de linho finíssimo, as melhores comidas. Sua riqueza conseguiu até propiciar um sepultamento, entretanto, morreu sem Jesus e foi para o inferno. 

Lázaro, pobre, com feridas abertas, não tinha nada e nem o que comer direito, mas, morreu crendo em Jesus. E isso o fez especial. Ele foi consolado no céu! 

Seja rico ou pobre, poderosos ou insignificantes nesse mundo, todos enfrentarão a morte e se apresentarão diante de Deus. 

E a verdade já foi revelada: “Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3:18 

Esse texto também é consolo, pois não há nenhum esquecido no que tange o poder de Deus para salvar. 

Não importa a reputação nesse mundo, até os menores e desprezados são alvo do amor de Deus pelo intermédio de Jesus Cristo. 

Contudo, a pregação é urgente. Ela só é possível enquanto o fôlego ainda existe. Quando a morte chegar, não haverá mais tempo para a proclamação do evangelho da salvação. 

O tempo já chegou. Assim como as flores são um presente mais valioso enquanto ainda se pode sentir seu perfume e se alegrar com sua beleza, a verdade da salvação por intermédio de Jesus é para esse tempo. 

Pregue enquanto há tempo. 

Sua vida é um presente para apresentar as boas novas para sua família. 

 

– Pr. Tiago Torres – pastor auxiliar