Menu

Estudos e artigos

O FRUTO DO ESPÍRITO E AS CÉLULAS

No dia 12 de fevereiro, tivemos o lançamento oficial do retorno de nossas células para o modo presencial. Neste dia aconteceu uma grande festa aqui na Oitava e foi revelado o nosso novo nome (CÉLULAS) e a nossa nova identidade visual.

Durante anos, nossas células eram conhecidas aqui na Oitava como GCOI (Grupo de Crescimento da Oitava Igreja). O nome ficou muito bem firmado, e nós que somos daqui de dentro nos acostumamos com ele sem muita dificuldade. Porém, a terminologia “GCOI” comunica apenas para quem é daqui e conhece bem a nossa estrutura. Com a chegada da pandemia, a Oitava Igreja passou por um enorme avanço em suas redes sociais e hoje temos seguidores de todos os lugares do mundo. Com isso, todas as vezes que falávamos sobre nossos GCOI’s, tínhamos que explicar o que significava.

Fizemos a mudança, e ela representa não um reinício, mas um avanço. Vamos continuar o trabalho que já vinha sendo feito e respeitaremos sempre o legado de tantas pessoas que se dedicaram para que nossas células chegassem fortes até este momento. 

Ao pensarmos no lançamento de forma oficial dos encontros presenciais, realizamos o evento que se chamou: Restaurando a visão.

Trabalhamos os cinco pilares que devem sustentar uma célula que de fato deseja se tornar excelente: Espiritualidade, Evangelismo, Ensino, Cuidado e Planejamento. Destacamos que uma boa célula, que se multiplica e cumpre o seu papel, precisa ter esses pilares bem fundamentados.

Uma Célula Excelente é forte na Espiritualidade: O Pr. Jeremias, em sua palestra, destacou a importância da oração. Se não oramos, estamos querendo fazer tudo na força do nosso braço. A oração é a marca principal de nossas células e é o pilar que coloca as coisas no devido lugar. Quando oramos, estamos confiando em Deus e retirando de nós a responsabilidade de fazer a célula multiplicar. O grande motor de uma célula que é excelente é a perseverança na oração.

Uma Célula Excelente é forte no Evangelismo: Se desejamos ter visitantes toda semana, precisamos evangelizar o tempo todo. Foi destacado com grande ênfase que todos temos o chamado para evangelismo. Cada um de nós deve descobrir a sua forma pessoal de evangelizar e devemos estar atentos também a datas especiais, para realização de eventos em que podemos chamar pessoas para irem à célula: dia dos pais, mães, crianças, páscoa, natal, dia do amigo, etc.

Uma Célula Excelente é forte no Ensino: aqui foi destacada a importância de um ensino inclusivo, em que o melhor mestre é o que faz com que todos participem da lição. As lições devem ser simples, pois se pretendemos ter visitantes toda semana, precisamos falar algo que eles possam entender. As lições devem ser bíblicas, cristocêntricas, simples e inclusivas. Quem for dar a lição deve preparar com antecedência e adequar o texto à realidade de sua própria célula.

Uma Célula Excelente é forte no Cuidado: De que adiantaria termos visitantes todas as semanas se não pudermos cuidar de quem nos visita? A célula é lugar de acolhimento, cuidado, discipulado. Todos devemos estar envolvidos, e homens cuidam de homens e mulheres cuidam de mulheres.

Uma Célula Excelente é forte no Planejamento: Organizar bem uma reunião, ter todas as coisas preparadas com antecedência – cada membro da célula deve saber o que vai acontecer e quem será o responsável por cada um dos momentos do encontro. O planejamento não visa apenas fazer com que a reunião seja boa, mas as pessoas que cuidam dessa área devem ter em mente a data da multiplicação e dos processos que devem ser iniciados, para que no dia determinado a célula consiga multiplicar com sucesso.

Olhando para esse quadro geral, percebemos que existem espaços para que todas as pessoas sirvam a Deus por meio da célula. O tema desta mensagem é: O fruto do Espírito e as células e o motivo para isso é que é impossível que você experimente o Fruto do Espírito sem que primeiro esteja servindo. O Fruto do Espírito é o resultado de uma vida de estudo da Palavra e da prática do Evangelho. É preciso que eu sirva a Deus com meus dons e talentos, e não existe lugar melhor para colocar esses dons em ação do que na liderança de uma célula.

Liderando células, homens e mulheres foram transformados, famílias foram restauradas, pastores, missionários, professores, obreiros e líderes foram levantados. 

Neste ano em que trabalhamos o tema: Uma família que frutifica, abra sua casa para o encontro de uma célula e comece imediatamente a classe de liderança de células, para que você também seja um líder dentro da estrutura da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

– Pr. Eduardo Borges – Pastor Auxiliar e Coordenador das células da Oitava Igreja.