Menu

Estudos e artigos

MARIA MADALENA: “ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS”

Mateus 28.1-8 

Maria Madalena foi uma das primeiras testemunhas oculares do cumprimento das palavras de Jesus: “Ele ressuscitou dentre os mortos”. A Bíblia não fala muita coisa sobre ela, mas diz o suficiente para sabermos que Jesus pode mudar a vida de qualquer pessoa. 

Apenas Lucas escreve em seu evangelho, no capitulo 8 (versículo 2), sobre Maria Madalena, “da qual saíram sete demônios”; Lucas e o evangelho que mais faz referência ao papel das mulheres no ministério de Cristo. 

“Maria foi chamada Madalena, porque ela era de Magdala (uma cidade na costa oeste da Galiléia, identificado com Migdal moderna). Escritores posteriores na história da igreja conectam Maria Madalena com a mulher pecadora de 7:37, chamando-a de uma ex-prostituta. Não há nenhuma evidência para isso no texto bíblico ou na história da igreja primitiva. Esta identificação equivocada surgiu da combinação errônea das duas contas distintas encontradas em João 12:1-8 e Lucas 7:36-50, com esta passagem em Lucas 8. Por outro lado, os escritores gnósticos heterodoxos do final do segundo século fizeram sua própria interpretação de Maria (juntamente com outras figuras menores do NT, como Tomé, Philip e Judas), considerando-a um possuidor especial de conhecimento secreto do Salvador. Ao contrário do que várias contas de mídia populares, nenhuma fonte antiga (seja ortodoxo ou heterodoxo) diz que Maria foi casada com Jesus, muito menos teve um filho com ele. Na verdade, não existe uma fonte em qualquer lugar que diz que Jesus foi casado com ninguém. O NT simplesmente informa os leitores que Jesus a curou de possessão demoníaca, e que ela, agradecida, seguiu ao pé da cruz e do túmulo vazio (Mt 27:56, 61; 28:1, Marcos 15:40, 47; 16:1, Lucas 24:10).” 

(Fonte: Comentário da Bíblia English Standard Version, eletrônico My Bible. Acessado em 24/10/24, às 16:30) 

Após ser liberta por Jesus, Maria Madalena começou a acompanhá-lo juntamente com outras mulheres. Ela demonstrou gratidão a Deus pela libertação. Ao ter um encontro com Jesus, ela foi liberta dos demônios que a atormentavam e foi curada, como a Bíblia nos afirma. Muitas vezes encontramos pessoas que foram abençoadas e tiveram a vida transformada por Jesus, mas resolvem deixá-lo, com argumentos vazios. 

Você já teve um encontro de verdade com o Senhor Jesus? Se ainda não teve, pode ter agora! Ele está aí onde você está, basta falar com Ele: Senhor Jesus, eu entrego a minha vida para o Senhor ser o meu Dono; Espírito Santo, venha morar no meu coração. Amém! 

Quando temos um encontro genuíno com o Senhor Jesus, as coisas em nós mudam de dentro para fora e não conseguimos ser mais os mesmos, porque Ele transforma a nossa vida. Foi isso que aconteceu com Maria Madalena e com todos que têm um encontro com o Senhor Jesus. Eles querem andar mais e mais perto d’Ele. 

Maria Madalena estava sempre com Jesus. Durante a crucificação de Cristo, as mulheres observavam de longe, dentre elas, Maria Madalena. Em um momento que os discípulos fugiram, Pedro tentou acompanhar, mas negou o seu Salvador; já as mulheres o seguiam. No mesmo capítulo (27.61) diz que Maria Madalena e a outra Maria sentaram em frente à sepultura de Jesus. 

“Ao findar o sábado e ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.” (Mateus 28.1) 

Ao chegar lá, o anjo havia removido a pedra, e disse às mulheres: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. (Lucas 28.5,6) 

Maria Madalena e a outra Maria tiveram o privilégio de serem as primeiras a testemunhar o que os profetas e o próprio Jesus havia falado: JESUS RESSUSCITOU! 

Imagino que os seguidores de Jesus estavam desanimados, pensando: “Acabou a esperança!”; “Mataram o nosso Senhor!”. Porque eles ainda não haviam entendido e nem lembravam as Palavras de Jesus. (Lucas 24.8). E agora??? 

É tanto que Maria Madalena e a outra Maria estavam indo embalsamar o corpo de Jesus. E ao chegarem lá… o corpo do Senhor não estava mais no sepulcro; a pedra que tampava o sepulcro havia sido removida. 

E o anjo diz: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. (Mateus 28.5,6). A palavra dita pelos profetas e as palavras de Jesus se cumpriram. Ele ressuscitou! 

O anjo diz mais: Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. É como vos digo! E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram  a anunciá-lo aos discípulos.” (Mateus 28.7,8) 

Maria Madalena precisava dar a notícia de que Ele ressuscitou. Não sei se você já precisou noticiar a morte de alguém, mas é terrível, pois não sabemos bem quais palavras usar nem qual será a reação de quem irá recebê-la. Por outro lado, dar a notícia de que alguém ressuscitou é maravilhoso! Resumindo nossa conversa: 

1. Seja liberto por Jesus: Jesus tem poder para te libertar de qualquer situação. Alguns comentários dizem que os sete demônios dos quais a nossa irmã Maria Madalena foi liberta não são literais, mas sim uma representação do tamanho da libertação que ela teve. 

Nós cremos que, seja qual for o tamanho daquilo que tem te angustiado e prendido, Jesus, o Deus encarnado, tem poder para te libertar. Ele pode te libertar da(o): fofoca, maledicência, pornografia, procrastinação, espirito de confusão, contenda… 

2. Reconheça Jesus como Senhor da sua vida e siga-O: 

Provavelmente você conhece alguém que já foi muito abençoado por Jesus Cristo e que, por motivos pequenos, não O segue mais. Pedro responde uma pergunta de Jesus da seguinte forma: “Para onde iremos, Senhor? Só tu tens palavra de Vida Eterna” (João 6.68). 

Maria Madalena com certeza sabia disso, pois, quem era ela antes e depois de ser liberta por Jesus? Ela resolveu seguir o mestre independentemente das circunstâncias; ela queria estar perto d’Ele. 

3. Anuncie que Jesus Cristo ressuscitou: 

Maria Madalena seguiu os passos de Jesus, inclusive na crucificação (Mateus 27.55); ela estava presente no sepulcro quando Jesus foi sepultado (Mateus 27.61) e foi também a primeira testemunha ocular do cumprimento da profecia que Ele ressuscitaria (Mateus 28.1-6). Ainda assustada, ela recebe a ordem do anjo: “Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis”. (Mateus 28.7) 

Maria Madalena anunciou aos discípulos e a notícia se espalhou e chegou até nós, mas ela precisa chegar também até outras pessoas. Você e eu precisamos anunciar que Jesus Cristo está vivo e que breve voltará. Em Atos, os discípulos pediram intrepidez, e Deus os concedeu (Atos 4.29, 31). Vamos orar para que o Senhor nos conceda também. 

Senhor Jesus, reconhecemos que o Senhor é o Deus encarnado, reconhecemos a nossa dependência de Ti, reconhecemos que o Senhor é o nosso salvador, reconhecemos que o Pai O ressuscitou no terceiro dia e que o Senhor está vivo. Senhor, pedimos a Ti que nos dê intrepidez para anunciarmos que o Senhor está vivo e para testemunharmos a transformação que o Senhor tem feito em nossas vidas. Amém! 

 

– Pr. Leonardo Lobo – Pastor Auxiliar